Massa de Pimentão Rápida

Lembro-me de a minha avó fazer massa de pimentão. Outra das minhas memórias de infância e de adolescência, e de aproveitamento do que a horta dava. lembro-me do trabalho que dava. Do tempo que demorava a escorrer, do trabalho a passar tudo pelo passe-vite manual, e de que no fim, parecia que tantos pimentos não davam quase nada.

A receita original de como a minha avó fazia a massa de pimentão, podem encontrar nos arquivos do blogue.

Entretanto vieram parar-me aqui a casa um monte de pimentos vermelhos e que precisava mesmo de ser consumidos, pois estavam em risco de se estragarem.

Lembrei-me logo da massa de pimentão, e de simplificar a receita à minha maneira. Resultou, e ficou igualmente deliciosa.

Uma versão para tempos modernos!

Ingredientes:

1,5kg de pimentos vermelhos

sal marinho q.b.

2 dentes de alho

azeite q.b.

Preparação:

Lave os pimentos e corte-os em pedaços não muito pequenos. Coza os pimentos em água, até que fiquem macios, cerca de 15 minutos, e escorra-os bem. Numa liquidificadora ou robot de cozinha, triture bem os pimentos juntamente com os dois dentes de alho, até obter uma pasta homogénea.

Meça a quantidade de pimento triturados e junte 1 parte de sal a cada 4 partes pimento. (Se tiver 4 chávenas de pimento triturado, junte 1 parte de sal). Misture bem.

Guarde depois a mistura em frascos previamente esterilizados, cobrindo com um pouco de azeite.

Use depois nas suas receitas.

Bom Apetite!

7 respostas

  1. Bom dia 🙂
    A pergunta pode ser palerma, mas é só para tirar a duvida.
    4 de pimento para 1 de sal, no exemplo que deu de quantidades seria então necessária 1 chávena de sal?

    1. Parece muito sal, mas creio que é certo, se analisarmos como se faz da maneira tradicional. Do jeito tradicional cortam-se os pimentões limpos em tiras, colocam-se numa esteira e sobre elas uma camada de sal grosso; mais uma camada e outra e outra. Sobre tudo, uma tábua com algo pesado a prensar. Fica um mês nesse processo para desidratar o pimentão. Depois moe-se para fazer a massa que, naturalmente, é salgada…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *