Empada Familiar de Carne

Se há coisa que eu gosto de fazer, é de aproveitar ao máximo todos os restos e sobras, e transformá-los numa nova refeição. Aqui por casa andavam restinhos de várias carnes, que eu fui congelando todas juntas. Uma fatia de rolo de carme, umas sobras de almôndegas com molho de tomate e até sobras de bifaninhas de porco com molho de cogumelos e natas. Sobrava sempre pouco coisa, e eu fui juntando tudo na mesma caixinha e congelando. Quando a caixa estava cheia, lembrei-me de fazer uma empada familiar para ser mais simples, e porque a acompanhar uma sopa ou uma salada faz uma refeição mais ligeira e completa.

Ingredientes:


Massa:

500g de farinha

90ml água morna

70g de manteiga

1 pitada de sal

2 ovos


Recheio:

400g de sobras de carnes já cozinhadas e com molho

100g de queijo ralado

1 gema para pincelar



Preparação:


Comece por preparar o recheio. Pique todas as carnes juntas e reserve. (Se utilizar carne que não tenha grande molho, faça um pequeno refogado, ou junte uma ou duas colheres de sopa de molho de tomate.)

Para a massa, coloque todos os ingredientes no robot de cozinha e triture até obter uma mistura homogénea e maleável.

Divida a massa em dois e estique-a com a ajuda de um rolo da massa. Com uma das metade forre um tabuleiro retangular – e não se esqueça de forrar as bordas. Recheie com as carnes reservas e picadas, e por cima junte o queijo ralado. Feche com a outra metade da massa e pressionando as bordas com a ponta dos dedos de modo a unir bem as duas metades. Ao meio faça um pequeno orifício para libertar o vapor à medida que a empada for cozinhando.

Pincele depois a empada com uma gema de ovo batida e leve a cozinhar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos ou até que a empada esteja bem cozinhada e dourada.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar.

Acompanhe com uma salada verde ou como complemento de um jantar mais ligeiro com sopa.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Olá Joana! Que bela ideia esta da empada para aproveitamento das sobras da carne. Queria colocar-lhe uma questão: que tipo de farinha costuma usar para este tipo de empadas/quiches?
    Um beijinho e obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *