Hummus à minha maneira

Já anda aqui pelo blogue uma receita de hummus mais tradicional. Mas a receita já tem muitos anos e, com o passar dos anos, uma pessoa acaba a transformar um bocadinho as receitas e a “melhorar” de acordo com as suas preferências.

Não estava para voltar a partilhar a receita de hummus (apesar de ligeiras diferenças com a outra já publicada) mas, quando um amigo meu, muito viajado e de paladar apurado nestas coisas de “gastronomias estrangeiras” me diz que melhor que o meu hummus, só o hummus que comeu em Israel, acho que a partilha da receita é devida.

A principal diferença é que coloco manteiga de amendoim, que tenho quase sempre em casa, em vez de tahini, e junto um pouco de água para tornar a pasta mais macia!

Aqui fica.

(E se não sabem em que mais comer hummus, experimentem nuns wraps com espinafres e rucula ou legumes assados ou salteados ou barrado em sanduiches, por exemplo, para além de dip com gressinos e palitos de legumes como pepino, cenoura ou pimento)


Ingredientes:


400g de grão de bico

sal e pimenta q.b.

sumo de limão q.b.

1 colher de chá de cominhos em pó

1 dente de alho grande

azeite q.b.

1 colher de chá mal cheia de manteiga de amendoim (100% amendoim)

50 a 75 ml de água


colorau para polvilhar

salsa para polvilhar

gressinos para servir


Preparação:


No robot de cozinha ou copo da varinha mágica coloque o grão de bico bem escorrido, cerca de 1 colher de sopa de azeite, cerca de 1 colher de sopa de sumo de limão, sal, pimenta, o dente de alho, os cominhos e a manteiga de amendoim e triture bem até obter uma pasta bem cremosa. Acrescente depois água – aos poucos – de modo a que a pasta fique menos grossa, mas continue espessa e cremosa. Retifique os temperos.

Coloque numa taça e polvilhe com colorau e a salsa picada.

Sirva com gressinos e/ou palitos de legumes crus.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Convenceste-me, principalmente por causa do uso da manteiga de amendoim! É q ñ me apetecia nada estar a comprar tahini só p usar no hummus 😛 Obrigada! Bjinhos!

  2. Olá Joana,

    Hummus aqui em casa é muito usado com palitos de aipo. Não sei porquê mas adoramos a conjugação do aipo crocante demolhado no hummus. Já tinha experimentado com a manteiga de amendoim, pois vi uma vez a Nigella a sugerir essa alteração para quem não aprecia tahini, ou para quem não tem.
    Gostámos muito!!

    Bjinhos,
    Rita

  3. Cá em casa comemos hummus com couscous e salada de pepino e tomate com oregãos ou hortelã como refeição principal. Os míudos também adoram e é uma ótima refeição de verão

  4. Ora aí está um húmus que nunca provei… com manteiga de amendoim!!! Logo eu que adoro manteiga de amendoim 😀
    Costumo fazer muito, sou mesmo viciada em húmus, mas uso sempre o tahini. Da próxima vez experimento este 😉

  5. O húmus é algo recente em casa, e ainda estou a habituar-me a ele, apesar de apreciar grão e o tahine.
    O tahine tem o seu sabor partícular, com um travo ligeiramente amargo, podendo não ser apreciado por todos.
    A manteiga de amendoim é mais "adocicada", a par do grão cozido, podendo ser uma alternativa aos não apreciadores de tahine.
    Uma pessoa adapta as receitas ao seu gosto pessoal, havendo tantas versões consoante o que exista em casa ou conforme a inspiração!
    Algo para experimentar, ou não tivesse um resto de grão para usar!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    PS: se gostarem de tahine, este pode ser usado tal como a manteiga de amendoim em várias receitas, doces e salgadas, sem ser húmus! Vi bastantes bolachas de chocolate e tahine no Instagram, bem como uma recente que levava pepitas de chocolate e farinha de centeio (Be nice, bake a cake). Outra receita que gostei muito é da minha homónima Sara Oliveira, do "Não acredito que seja saudável".

  6. Talvez seja da minha picadora, mas (já experimentei as várias que tenho em casa, picadora normal, picadora velhinha 123 e varinha) ficam sempre uns bocados de "casca" do grão de bico, por isso uso o passe-vite. Que não gosto, nem de dar ao braço nem de o lavar. Quanto à manteiga de amendoim, vou experimentar! Obrigada! Helena

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *