As férias, da páscoa. Uma tarde feliz passada com as sobrinhas. Fizemos pão e um bolo. Esperamos com os primos viessem da escola e lanchamos todos juntos. Depois houve brincadeiras: legos, aos ninjas, saltos no sofá. A mãe chega e elas não querem ir para casa… pedem mais um bocadinho porque ainda não brincaram nada. Correm descalços pela casa. Espalham almofadas e brinquedos. Dão gritinhos e gargalhadas de felicidade.
Já disse que fizemos um bolo delicioso de cenoura e coco?
Ingredientes:
250g de cenouras
4 ovos
100ml de óleo vegetal (uso óleo de grainha de uva prensado a frio. Também podem usar óleo de coco se preferirem ou azeite ou oleo vegetal normal)
250g de açúcar mascavado
175g de farinha de espelta
50g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento em pó
Preparação:
No copo da liquidificadora ou robot de cozinha coloque a cenoura descascada e cortada em pedaços, os ovos, o óleo, o açúcar e o fermento e triture até obter uma mistura homogénea. Junte depois a farinha e o coco e envolva com a colher de pau.
Coloque a massa num forma de chaminé, previamente untadas e polvilhadas, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer uns minutos e desenforme deixando arrefecer completamente sobre uma grelha.
Depois do bolo frio, polvilhe como um pouco mais de coco ralado.
Bom Apetite!
4 respostas
Gargalhadas e bolo – haverá algo melhor? 😉 Bjinhos e bom fds (vou apontar a receita, claro)!
Pela amostra, foi uma tarde bem divertida!
Lembra os tempos de escola, em que as férias eram desejadas e aproveitadas ao máximo (que saudades desses tempos despreocupados!).
É uma sugestão deliciosa para variar o bolo de cenoura!
Também, deverá ficar bem com a abóbora ou batata doce cruas, na mesma quantidade das cenouras. Costumo fazer um bolo em que uso a mesma base (ou com ligeiras alterações), e que varia consoante a fruta ou legume usado, ralado em crú (maçã, marmelo, abóbora, cenoura, batata doce).
Mais uma boa sugestão para experimentar brevemente!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Parece delicioso. Posso substituir a farinha de espelta por farinha.sem fermento tipo 55? Qual a vantagem de usar esse tipo de farinha? Muito obrigada e continuação de muito sucesso
Olá Joana 🙂
Posso substituir a farinha de espelta pela farinha de coco ou farinha integral? Manterá a consistência?
Obrigada 🙂