Bolachas “muito melhores que uma Maria”

Nada melhor do que uma sexta feira com bolachinhas saborosas. Os miúdos gostam destes mimos, e eu gosto de lhes poder fazer bolachas melhores, em alternativa às que se compram e, portanto, ando sempre à procura de melhores versões.

Desde que a Joana Moura publicou esta receita (@jocooking), que a guardei para fazer assim que tivesse oportunidade, mas foi a falta de lembrança que fez a receita ficar esquecida… Até que finalmente me lembrei e tive disponibilidade para as preparar.

Confesso que achei a massa difícil de trabalhar…parece que se esfarela e é difícil de esticar – tem mesmo de se esticar entre duas folhas de papel vegetal, e também as achei muito delicadas, partindo  com alguma facilidade, mesmo depois de cozinhadas. Mas são realmente boas e simples de preparar. E foram aprovadas pelos mais pequenos. 

E com ingredientes que não assusta dar aos mais pequenos!


NOVO WORKSHOP “Receitas Simples e Rápidas para Organizar a Semana – Meal Prep”


FURADOURO- OVAR – 17 de Março: Colher de chá, 10h – inscrições geral@colherdecha.pt


Próximos Workshops:


“Receitas para a Páscoa”


PORTO – 16 de Março:  Workshops Pop Up Porto, 11h30 – (INSCRIÇÕES AQUI)


LISBOA – 30 de Março : Workshops Pop Up Chiado, 11h30 – (INSCRIÇÕES AQUI)


Ingredientes:

(receita @jocooking)


100g farinha aveia

100g farinha amêndoa (ou avelã)

100g polvilho doce

50g açúcar de coco 

100g manteiga derretida

1 c.chá extracto baunilha

1 pitada de flor de sal

½ c.café bicarbonato


Preparação:


Misture bem todos os ingredientes, até formar uma bola de massa homogénea. Pode amassar à mão ou usar um robot de cozinha.

Coloque depois a massa entre duas folhas de papel vegetal, e, com a ajuda do rolo da massa estique a massa de modo a que fique uma camada uniforme.

Com uma faca corte a massa de modo a fazer bolachas quadradas ou retangulares e com a a ajuda de uma espátula coloque-as no tabuleiro forrado com papel vegetal ligeiramente separadas.

Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC e coza cerca de 10 minutos ou até que comecem a ficar douradas nas pontas. Retire as bolachas e deixe arrefecer até que fiquem crocantes, Guarde depois num frasco fechado.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. E aqui estão elas, umas bolachas que também chamaram a minha atenção!
    A massa das bolachas feitas com farinhas sem glúten, fica muito areada sendo um pouco difícil ter a massa macia de forma a trabalhar com ela (como no caso em que usamos farinha de trigo).
    Para experimentar logo que possível e tenha alguns ingredientes em casa.

    Um grande beijinho
    Sara Oliveira

  2. Muito melhor do que praticamente tds as bolachas q se vendem carregadas de óleo de palma e açúcares! Bjinhos e obrigada 🙂

  3. Já tinha visto esta receita aqui à algum tempo mas só agora tive oportunidade de a fazer. São mesmo muito boas e não são assim tão difíceis de trabalhar. Para serem repetidas no futuro de certeza.

    Um abraço,

    Carina Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *