Bolo de Abóbora, Curcuma e Baunilha

Ando viciada em usar puré de abóbora em bolos. Ficam macios e húmidos, e é uma outra forma de usar a abóbora assada que costumo ter quase sempre aqui por casa, e que além disso é um dos ingredientes que abundam nesta época do ano.

Tenho agora debaixo de olho umas bolachinhas de abóbora com pepitas de chocolate para variar dos bolos. (E, ao contrário do bolo que fiz anteriormente, com cenoura, abóbora e amêndoa, este bolo não fica “molhado”, fica fofinho.)

Uma boa sugestão para um inicio de semana doce, e para comer uma fatia com o café depois de jantar, ou mesmo um lanche guloso com uma chávena de chá quente.


Próximos Workshops:

Tema: Mesas de Festa


Lisboa – 1 de Dezembro – 11h30 Workshops Pop – Up Chiado

inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com


Porto – 15 de Dezembro – 15h Workshops Pop -Up 

inscrições e informações: info@workshops-popup.com


Ingredientes:


2 chávenas de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de pasta de baunilha

1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)

1 chávena de puré de abóbora assada (usei abóbora butternut)

1/2 chávena de açúcar

1/2 chávena de açúcar amarelo

2 ovos

100g de manteiga

1/4 de chávena de leite ou bebida vegetal


Preparação:


Numa taça misture o puré de abóbora, os açúcares e bata com a ajuda de uma varinha mágica até o açúcar estar dissolvido. Junte depois os ovos, a baunilha e a manteiga derretida e continue a bater até ficar bem incorporado.

Junte depois a farinha misturada com a curcuma e o fermento, em duas vezes, alternando com o leite. Misture bem até estar misturado.

Coloque a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, ou até o bolo estar cozido. 

Retire e desenforme ao fim de 5 minutos, deixando arrefecer sobre uma grelha até ficar completamente arrefecido.


Bom Apetite! 

7 respostas

  1. Um bolo com uma cor vibrante e uma combinação improvável de aromas, que foge um pouco ao tradicional (canela, gengibre, noz moscada).
    Costumo usar a abóbora em bolos, tanto fresca (ralada ou triturada, tal como no bolo de cenoura) ou em puré (adaptando a receita do bolo de iogurte), como em bolachas.
    Fico a aguardar essa receita de bolachas de abóbora com pepitas de chocolate, pois é uma forma de alargar o leque de receitas.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. Boa tarde.
      Pelo que já vi em algumas outras receitas da Joana Roque a pasta de baunilha pode ser substituída por essência de baunilhas…mas só mesmo ela para confirmar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *