Rolinhos de Courgete Recheados com Queijo Creme

O tempo continua um bocadinho deprimente. Depois de uns dias a sul, com sol, calor ameno, pouca praia, mas muito passeio com os miúdos e descontração, voltamos para a chuva e frio, deste outono que teima em não passar…

Intempéries à parte, a vontade de cozinhar receitas mais leves e fresca contrasta com a chuva, mas não à nada a fazer. Estamos em Junho, mês de festas no jardim, dos anos da mãe, da irmã e da cunhada, mês dos santos populares… Portanto, apesar da chuva vão-se pensando e fazendo receitas que chamam o calor e sol. Como estes rolinhos, preparados com as primeiras courgetes da época que vieram no cabaz,  e mais umas das ervas aromáticas que não param de crescer no jardim – para alguma coisa esta chuva toda tem contribuído.

Muito chuvosa, mas uma boa segunda feira para todos!


Ingredientes para 12 pessoas:


3 courgetes não muito grandes

150g de queijo creme

1 colher de sopa de iogurte natural

sal e pimenta q.b.

ervas aromáticas picadas (cebolinho, hortelã, coentros…)

1 limão

azeite q.b.


Preparação:


Lave a courgete e corte-a em fatias finas longitudinalmente. Tempere as fatias de courgete com sal, pimenta e regue com um pouco de azeite.

Leve depois as fatias de courgete a grelhar num frigideira ou chata anti aderente, até que fiquem macias. Retire e reserve.

Numa taça bata o queijo creme com o iogurte e tempere a gosto com sal, pimenta, raspa de limão e com as ervas aromáticas envolvendo bem. Reserve.

Com as tiras de courgete faça pequenos rolinhos, com um espaço ao centro para que possa rechear.

Coloque a misture de queijo creme num saco pasteleiro  ou num pequeno saco plástico e recheie depois as courgetes com a mistura de queijo creme.

Guarde no frigorífico até servir.


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Gosto desta sugestão, pois é uma ideia diferente usar as courgetes que tenho em casa.
    O tempo anda estranho: desagradável para quem gozar férias na praia (espero ir na semana do Santo António, e depois em meados de Julho), instável para sabermos o que vestir (dias quentes ou ventosos, noites frias), e e demasiado instável (calor, vento, frio) para algumas plantas e árvores lá de casa. O que parecia promissor, é uma amostra (as flores e os pequenos frutos cairam com a chuva e vento, e acusam os golpes de calor, a floração da laranjeira está atrasada, mas tenho uma surpresa – 3 cerejas (até ao momento), pois as cerejeiras não se dão bem na minha zona.
    Seja como for, instável ou não, vão aparecendo as frutas e legumes da estação, para nos animar com as suas cores garridas, e aromas que lembram a Verão.
    Irei experimentar esta sugestão, pois é algo ideal para refeições ligeiras, ou mesmo piqueniques.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *