Caril Rápido de vegetais com Ovo Estrelado

Então Joana, deixaram de existir refeições sem carne ou peixe nas tuas ementas semanais? Esta é uma das perguntas que me têm feito ultimamente. Não, não deixaram… E a prova disso foi um rápido de caril de legumes que fiz a semana passada – e até publiquei nas instastories – e que foi um dos meus almoços fast food da semana, sendo que esses raramente deixe pré preparados e que acabam por sempre por ser sobras, sobras reeinventadas ou refeições fast food, como esta.

Como foi uma versão um bocadinho diferente e que preparei em pouco menos de 15 minutos – e dai ser uma refeição fast food – deixo a sugestão, até porque ficou delicioso e foi uma forma de aproveitar restinhos de legumes crus e já cozinhados que tinha no frigorífico. E este, como não foi para os miúdos até carreguei um bocadinho mais no picante.


Ingredientes para 2 pessoas:


1 batata doce laranja

1/4 couve flor pequena

1 tacinha de sobras de couve salteada

1 tacinha de sobras de brócolos cozidos

150ml de leite de coco

1 cebola pequena

1 dente de alho

azeite q.b.

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de pó de caril

1 colher de cha de curcuma

1 colher de chá da cardamomo

molho piri-piri caseiro a gosto

2 ovos

rebentos de alfafa (opcional)


Preparação:


Descasque a batata e corte-a em cubos. Levar  cozer em água temperada de sal e, assim que levantar fervura juntar a couve flor em floretes. Deixar cozinhar até estar macia.

Entretanto picar a cebola com o dente de alho e levar ao lume juntamente com um pouco de azeite e deixar fritar até a cebola começar a fritar transparente. Juntar depois as especiarias e envolver bem deixando cozinhar uns minutos, sem parar de mexer.

Juntar depois o leite de coco, o piri.piri e o sal  e deixar levantar fervura. Juntar a batata e a couve flor previamente escorridas, as couves salteadas e os brócolos e envolver . Deixar levantar fervura.

“Estrelar” os ovos numa frigideira anti aderente e servir sobre o caril, polvilhando com uns rebentos de alfafa (na falta deles coentros fica maravilhoso!)


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Olá Joana!

    Obrigado por mais uma receita!
    Este caril em concreto não foi para os miúdos… Mas quando vai, não costuma ter pessoas de olhos muito esbugalhados e apavoradas por dar "esse tipo de comida" às coitadinhas das crianças? 🙂 Como será que dão de comer na Índia, não é?!
    Beijinhos!

  2. Mais uma boa ideia, rápida e boa para usar uns restinhos de legumes!
    Confesso, que aos poucos começo a ficar sem ideias para os restos, e está veio a calhar.
    Tenho que começar a fazer caril com alguma frequência (e outros "derivados" exóticos), pois normalmente é bem aceite.
    Venham mais ideias destas, pois são sempre bem vindas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *