Desde que o novo ano começou, tenho andado feita formiguinha a “arrecadar”. A miúda está aí a chegar – sem falta até ao final do mês – e eu, apesar de ainda não ter a mala pronta mesmo com 36 semanas de barriga, ando numa de ter a arca frigorífica recheada para os primeiros tempos. Fiz isso das gravidezes anteriores, e é um dos melhores conselhos que posso dar! Nada melhor do que não ter a preocupação de cozinhar durante uns tempos, e de poder ter uma alimentação um bocadinho melhor do que take away, por nós e pelos outros miúdos cá de casa!
Nessa tarefa de cozinhar – ou de preparar – e congelar, dá imenso jeito dar volta a frigorífico, arca e despensa e ir despachando coisas: afinal vou fazer caril de lentilhas porque tenha cá imensas, ou carne estufada que depois aproveito para empadão e outras coisas, porque ainda tenho imensa carne de vaca desde a última entrega do cabaz.. Ou aproveitar bacalhau para ter uma base pronta que depois tanto serve para um bacalhau à Gomes Sá, um empadão de bacalhau, ou até um bacalhau à Brás….
Nessas voltas na cozinha ainda é preciso fazer o jantar nosso de todos os dias! E acabar com alguns restos do jantar de fim de ano!
E assim surge um empadão de atum com camembert e acabam os restos por aqui!
Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:
3 latas de atum em azeite
2 cebolas pequenas
2 dentes de alho
600g de batata
150ml de leite
sal e pimenta q.b.
sobras de queijo camembert – cerca de 1/3 de camembert
nos moscada
azeite q.b.
1 folha de louro
100ml de natas
Preparação:
Descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e leve-as a cozinhar em água temperada de sal. Assim que as batatas estiverem cozinhadas, retire-as do lume, escorra bem e com a ajuda de um utensílio próprio esmague as batatas em puré (pode ser um esmagador manual ou o um passe-vite!) Junte depois o leite quente, aos pouco se poucos, misturando bem no puré de batata. Tempere depois a gosto com sal, pimenta, noz moscada e azeite ou um pouco de manteiga. Reserve.
Entretanto pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num pouco de azeite juntamente com a folha de louro, Junte depois o atum escorrido e envolva bem. Deixe apurar um pouco e, se quiser tempere com um pouco de pimenta.
No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque a mistura de atum, e por cima deste disponha o camembert previamente cortado em fatias finas. Cubra depois com o puré de batata e por cima coloque as natas!
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, apenas para gratinar a superfície do puré.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
8 respostas
Gosto destas ideias, operação "limpa frigorífico"!
É um empadão com um toque diferente, que sai sempre diferente consoante o que há em casa.
Mais uma variante para experimentar, e variar um pouco!
Ter alguma comida preparada, é bastante prático, para situações de "emergência" (convém é ter algum espaço dispinível no congelador ou arca!).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana, tu prepara a mala! Tenho uma amiga q o bebé (2º) dela lhes trocou as voltas e nasceu mais duma semana antes (mesmo dps duma consulta c o medico no dia anterior q lhe dizia q era pelo menos mais uma semana até ao parto!) Bjinhos 🙂
Olá, posso substituir o leite por bebida vegetal? Obrigada:)
Pode ser feito com outro queijo. Se sim o que recomenda?
Vou experimentar, sem dúvida!!
Estou a seguir o blog, gosto muito 🙂 Gostava muito que passasses pelo meu blog e me desses a tua opinião sincera!
Beijinho,
Inês do blog https://umblogindisponivel.blogspot.pt/
Tudo que tu faz é gostoso! Grato!
Ganhe dinheiro fazendo Marmitas ou Quentinhas
Dieta do frango | Como perder de 2 a 6 kg por semana
Dieta da maçã | Emagrecer 5 kg em uma semana
Dieta sem carboidratos | Emagreça até 6 kg em uma semana
Dieta para diabéticos é baseada no índice glicêmico
Dieta da Gota | A ênfase principal está nos pratos vegetarianos
Curso de Aromaterapia Online
Dieta Indiana 2.0