Se estamos no tempo das abóboras temos que lhes dar uso. Sopas, purés, bolos e muffins, num leite creme diferente e aromático ou numa simples tarte com mel e especiarias e lembrar-nos que apesar do calor fora de época, o Outono e os dias mais frios vão acabar por chegar.
Por aqui já coloquei mãos à obra e esta tarde encheu a minha cozinha de cheiros muito reconfortantes e de uma enorme vontade de lareira acesa, mantas no sofá e de uma fatia de tarte a acompanhar um chá quente. Só é pena que este calor não me permita recriar este cenário, pelo menos este fim de semana ou para já …..
Calendário de Workshops:
Workshops Pop Up, no Porto, no dia 28 de Outubro pelas 15h30, também com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com
Workshops Pop Up Chiado, em Lisboa, no dia 1 de Novembro, com o tema de Receitas Simples para Jantares Semanais. Para inscrições e informações em info@workshops-popup.com
Baking Day, em Coimbra, dia 12 de Novembro, pelas 10h. Mais informações em breve.
Ingredientes:
(adaptado de “Food to Love” Setembro de 2017, página 111)
Recheio
1kg de abóbora hokkaido ou butternut
sal q.b.
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela me pó
2 ovos
2 colheres de sopa de leite
100g de mel
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
Massa
225g de farinha
125g de manteiga fria em cubos
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 gema
1 colher de sopa de água gelada
mel, nozes e iogurte grego ou batidas para servir
Preparação:
Para o recheio da tarte asse a abóbora no forno – depois de limpa de sementes – até que fique macia. No robot de cozinha coloque a polpa da abóbora assada, uma pitada de sal, o gengibre, a canela, os ovos, o leite o mel e o açúcar e misture bem até obter uma textura homogénea. Deixe arrefecer.
Comece por preparar a massa. Num processador de alimentos ou robot de cozinha coloque a farinha, o açúcar e a manteiga e misture bem até ficar com uma mistura que se assemelhe a migalhas grossas.
Junte depois a gema e a água e misture até estar combinado. Forme uma bola com a massa, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico 30 minutos.
Retire a massa do frigorífico e estenda-a com a ajuda de um rolo. Forme uma tarteira de fundo amovível ou várias formas individuais. Leve as tarteiras forradas novamente ao frigorífico durante mais 30 minutos. Pique-as depois com um garfo e leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até ficarem douradas.
Retire depois do forno e deixe arrefecer.
Depois de fria, recheie a tarte com o preparado de abóbora e leve novamente ao forno previamente aquecido a 180ºC durante mais 25 minutos.
Retire do forno.
Sirva a tarte com um pouco de iogurte grego ou natas batidas, regada com um pouco mais de mel e com algumas nozes grosseiramente picadas por cima.
Bom Apetite!
4 respostas
Que bela visão!
Uma receita a dar as boas vindas ao Outono, que parece que chegou hoje (pelo menos de manhã),com um dos ingredientes chave da época.
Tenho 2 abóboras manteiga à espera de serem usadas, e parece que irão ter a sua estreia. Tenho uma dúvida: a abóbora é descascada, e tira-se depois a polpa, ou é assada com casca e usa-se tudo?
Curiosamante, fiz a semana passada umas bolachas com abóbora (diferentes de outras já anteriormente feitas), e tenho umas receitas com abóbora em fila de espera para experimentar: crumble de maçã e abóbora, e uma granola com puré de abóbora. Ainda estamos no início da sua época, e há que procurar novas formas de usar este legume, sem ser da forma tradicional (sopa, puré, doce/compota).
Acho que o fim de semana vai ser docinho!
Um bom fim de semana e um grande beijinho,
Sara Oliveira
Sem dúvida que esta receita fica na lista…
Mas para o jantar que tenho amanhã já me decidi pelo Cheesecake Rápido com Cobertura de Lemon Curd e pelo bolo de chocolate de tabuleiro (ambas com receitas em vídeo, que eu adoro!).
Ah, e haverá também patê de chouriço e palmiers de alheira. Tudo receitinhas aqui da colher de pau!!!Como diz o meu filho, tudo receitinhas JR !
Bom fim de semana!
Que maravilha de aspecto – sabores perfeitos de Outono!
A foto está perfeita, assim como o cenário que descreve, e pelo qual também eu anseio… Quanto à tarte, deve ser uma delícia!