Piri-Piri Caseiro

No nosso cantinho das aromáticas crescem imensas coisas. Além das aromáticas propriamente ditas, há ainda rúcula deliciosa, e um arbusto de piri-piri, que este ano tem estado carregado. Tenho apanhado os piri-piri, bem pequeninos e muito, muito picantes.

E além de azeite aromatixado – chilli oil, que gosto de ter sempre me casa, este ano há também imenso molho de piri-piri caseiro para usar com imensa moderação, porque está mesmo fogo.

Além disso, se a produção assim continuar, poderá ser uma outra coisa para colocar nos meus cabazes de natal!

Deixo-vos a preparação do piri-piri caseiro – que nao tem muito que saber, nem quantidades, porque é um bocado a olho, mas que é algo sempre útil para ter em casa e usar em alguns cozinhados.


Ingredientes:


malaguetas q.b.

sal q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Coloque as malaguetas inteiras e sem os pés no copo da varinha mágica, e junte um pouco de sal. (Eu, em vez de fazer com a varinha mágica, uso um moinho de café eletrico para fazer isto, mas atenção que o meu moinho de café depois, não serve para moer café, apenas o uso para triturar misturas de especiarias, piri-piri e outras coisas do género.)

Junte também um pouco de azeite e triture até começar a fazer uma pasta. Se necessário acrescente mais um bocadinho de azeite – que além de ajudar a triturar, ajuda à conservação.

Com uma espátula envolva bem os ingredientes e, se necessário triture um pouco mais.

Coloque depois num pequeno frasco de vidro e guarde no frigorífico, utilizando depois conforme necessário  – e com atenção – nos seus cozinhados.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Ui…o monitor pegou "fogo"! (risos)
    Pela fotografia, parece ser bastante concentrado, além de ter uma cor vibrante.
    E vem a calhar para o tempo frio, pois "aquece" a alma, e ajuda a combater as constipações (acho que li em algum lugar esta informação)!
    A ideia do piri-piri para oferta não é descabida para os apreciadores de picante, seja pelo molho ou azeite aromatizado, ou mesmo seco/desidratado (inteiro ou em pó/flocos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. ola! estou a ponderar a oferta de cabazes de Natal para a familia este ano e gostei desta receita!agora tenho algumas questoes…
    as malaguetas usa frescas (acabadas de colher?) pois tenho secas do ano passado e nao sei se daria para usar…
    e quanto à conservação do molho é possivel fazer agora para oferecer no Natal sem que se estrague? ou teremos que fazer algo para conservar?

  3. A revelação para mim desta receita foi usar o moinho de café, tenho cá um parado e nunca me lembrei disso. Obrigado pela partilha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *