Já perdi o número às vezes que me pedem a receita das panquecas que faço cá em casa para os miúdos….. Na verdade a receita não tem nada de especial. Banana, ovo e farinha de linhaça (ainda que às vezes faça também com farinha de aveia).
O resultado é uma massa muito mole, pelo que fazer as panquecas bem pequeninas – perfeitas para os miúdos – torna-as mais fácil de virar e manusear sem as partir ou escangalhar…
Esta versão é sem gluten e sem laticínios, ideal para quem não os pode ou não quer consumir. E desde que já tenham feito a introdução do ovo podem dar sem problema a crianças mais pequenas.
Cá em casa são quase sempre o pequeno almoço de eleição ao fim de semana.
Espero que gostem e que experimentem com os vossos pequeninos!
Entretanto há mais um workshop no Porto! Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: “Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar”. Para inscrições e mais informações em info@workshops-popup.com
Ingredientes para cerca de 10 mini-panquecas
1 banana
1 ovo
2 colheres de sobremesa de farinha de linhaça (sementes de linhaça moídas)
Preparação:
No copo da varinha mágica coloque o ovo, a banana em pedaços e a farinha de linhaça e triture até todos os ingredientes estarem ligados.
Aqueça depois uma frigideira anti-aderente e coloque um pouco de massa até fazer as mini panquecas. Se verter devagarinho as panquecas ficam muito redondinhas e perfeitinhas.
Assim que começar a ver formar bolhinhas na superfície das panquecas vire-as cuidadosamente com uma espátula e deixe cozinhar mais um pouco do outro lado. Repita até esgotar a massa . (Atenção que as panquecas são muito frágeis, e por isso é que resultam melhor assim pequeninas. Se tentar fazer panquecas maiores terá mais dificuldade em as virar e “escangalham-se” muito facilmente)
Cá em casa o acompanhamento favorito é iogurte grego com canela, banana em rodelas e frutos vermelhos.
Nota: Ficam igualmente deliciosas se preparadas com farinha de aveia.
Bom Apetite!
7 respostas
Bom dia!
Estas panquecas vinham a calhar para o lanche da manhã!
Confesso que as panquecas (e os crepes) são o meu "calcanhar de Aquiles" na cozinha, pois se há dias em que correm bem, há outros em que é para esquecer.
Talvez o segredo delas deva ser o tamanho delas, pois se forem demasiado grandes é difícil virar sem partir tudo. Para fazer brevemente, num destes fins de semana.
Só por curiosidade: as imagens que aparecem na abertura dos vídeos (carne e batatas assadas, bolo de chocolate (?) recheado) irão aparecer como receitas em vídeo ou estão no blog?
E já agora, gosto da espátula, pois parece ser ergonómica e fácil de manejar.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Sara,
As imagens do início dos vídeos, são de bancos de imagens…. 🙁
E realmente as panquecas mais pequenas tornam-se sempre mais fácies de virar e manusear. Prefiro sempre fazer mais pequenas, e estas então tem mesmo de ser…
Quanto à espátula é realmente espetacular! Tenho duas, uma maior e outra mais pequena e não as troco por outras – até as levo para os workshops.
Um beijinho,
Joana
Eu não consigo que as panquecas saem em condições,…..não sei se é da frigideira, se não deixo aquecer bem,…..há algum truque?
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Mary,
As frigideira influenciam muito… Convém serem anti aderentes, de qualidade e de fundo pesado. Deixar aquecer bem também é um truque, Colocar um bocadinho de manteiga também pode ajudar.
Um beijinho,
Joana
A proporção está diferente entre o vídeo e a receita. Suponho que seja 2ovos por banana…
Jo,
A proporção está bem, é mesmo 1 ovo para 1 banana… No video coloquei meia banana porque eram muito grandes…. É 1 ovo para 1 banana média.
🙂
Obrigada pelo reparo!
Um beijinho.
Joana
Entretanto já as fiz e pus dois ovos.. mas lá está a banana era mais para o grande. Antes fazia só a mistura ovo+banana (e às vezes com farinha de alfarroba quando me apetecia o sabor achocolatado) mas a adição da linhaça parece-me nutricionalmente acertada, sem interferência de maior no sabor.
Um beijinho.