Há muito que tenho uma cataplana, e que adoro cozinhar nela. Faço imensas misturas. Combinações mais clássicas e outras mais exóticas, de peixe, carne, mistas ou de marisco. Com e sem batatas. Nunca me deixam ficar mal e, se a cataplana for grande é uma óptima refeição para cozinhar para muita gente, pois quase todos os ingredientes são colocados em cru, cozinham rapidamente e são versáteis.
As nossas favoritas são aquelas que levam carne e marisco, ou então as de peixe ao estilo caldeirada. No entanto, em dias da semana, as versões mais simples são também uma excelente alternativa. Esta só com carne de porco – neste caso entrecosto – ficou maravilhosa e é mesmo uma maneira tão simples de preparar uma refeição e que fica com um sabor completamente diferente, utilizando um utensílio tão português e muitas vezes esquecido.
Espero que gostem. E se não têm uma cataplana, espero que se sintam inspirados a comprar uma!
Ingredientes pra 4 pessoas:
800g de entrecosto de porco partido em pequenos pedaços
1 pimento vermelho
2 tomates não muito grandes
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
1 colher de sopa de massa de pimentão
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
200ml de vinho branco
coentros frescos q.b.
Preparação:
Comece por temperar a carne – de preferência com 24 horas de antecedência. Coloque a carne de porco numa taça e tempere com sal e pimenta. Acrescente os dentes de alho laminados, a massa de pimentão, o louro e regue com o vinho branco. Misture bem.
Corte o pimento em tirinhas e a cebola em meias luas. Corte o tomate em cubos. Leve a cataplana (ou um tacho que tenha uma tampa e que vede bem!) ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte a cebola e o pimento e deixe começar a refogar. Junte agora o tomate e envolva bem e tempere com um bocadinho de sal e pimenta. Acrescente depois a carne e a marinada e envolva bem. Tapa a cataplana – ou o tacho – e deixe cozinhar, em lume brando, abanando a cataplana de vez em quando, cerca de 40 minutos.
Sirva a cataplana polvilhada com coentros frescos picados e acompanhe com batata frita ou arroz e legumes ou salada.
Bom Apetite!
5 respostas
Aqui está uma ideia diferente para o entrecosto, quase a lembrar uma caldeirada.
Confesso que aprecio-o grelhado ou assado no forno, e que já comi cozido com favas, rama do alho francês, e coentros (sem os enchidos). Este último, apesar de visualmente não ser muito apelativo em termos de apresentação, era muito aromático, e mais leve, do que a versão frita com os enchidos.
Não tenho a cataplana (algo a arranjar para os próximos tempos), mas será feito numa panela, pois a sua preparação é bastante simples.
Mais uma receita para experimentar.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
PS: o bolo mármore de banana foi aprovado e não durou muito tempo, e já há bastante tempo que um bolo de banana não saía bem (sem ficar húmido ou tipo pudim).
Ai só o nome cataplana já deixa um apetite… Adoro cataplanas e realmente assim parece tão simples de preparar… Obrigada
Aspecto muito bom, a fazer uma dia destes…
Obrigada por mais uma partilha…
Espero por si no meu blog http://pratosdabela.blogspot.com
Bjinhos
Aii Joana, que saudades que me deu.. comi uma cataplana maravilhosa de bacalhau há uns anos em Tavira d nunca mais me saiu da cabeça! Quando for a Portugal agora em maio vou mesmo comprar uma cataplana para fazer aqui. Obrigada pela receita 🙂
Tenho uma cataplana, oferecida pela minha sogra, mas costumo usá-la essencialmente para peixe e marisco. Esta sugestão vai ser uma excelente maneira de a experimentar com carne.