Tenho recebido muitos mails acerca do planeamento de refeições que tenho falado bastante no economia cá de casa. Mails de pessoas que, pelas minhas partilhas se passaram a organizar melhor, e passaram a ter mais tempo e menos correrias na hora de preparar as refeições.
Nem imaginam como fico grata pelas vossas palavras. É sempre bom saber que inspiramos outros, mas mais do que isso, que conseguimos melhorar a vida de algumas pessoas apenas porque mostramos a “nossa” maneira de fazer as coisas.
Gosto muito de saber que há quem tenha conseguido, ao ser mais organizado, reduzir a despesa mensal em alimentação apenas e só porque passou a aproveitar tudo – coisa que não fazia – e a comprar apenas o que sabe que vai consumir. Porque ao que parece desperdiçava imensas coisas por falta de organização. As vezes, acho eu que estou a dizer coisas que toda a gente sabe, mas mesmo assim ainda consigo chegar a algumas pessoas mais distraídas! Fico muito feliz e obrigada a todos pelos simpáticos mails.
Por aqui, essa organização e esse planeamento continuam. E hoje com uma receita de despensa. Atum, tomate pelado e batatas.
Ingredientes para 2 pessoas:
2 batatas doce (usei da variedade laranja, mas podem usar qualquer variedade e até batata sem ser doce)
2 latas de atum em azeite
1 cebola
1 dente de alho
1 lata pequena de tomate pelado
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de orégãos secos
queijo parmesão q.b.
salsa ou coentros frescos para polvilhar
Preparação:
Lave bem as batatas e embrulhe-a em papel de alumínio. Leve depois a assar no forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos ou até as batatas estarem macias.
Pique depois a cebola juntamente com um dente de alho e leve-os a alourar num tacho, com um pouco de azeite. Acrescente depois o tomate pelado cortado em cubinhos, assim como o líquido que vem na lata, e deixe levantar fervura. Tempere depois a gosto com sal, pimenta e com os oregãos, e deixe apurar. Quando o molho de tomate estiver a seu gosto acrescente o atum previamente escorrido, envolva bem e deixe cozinhar mais um ou dois minutos.
Entretanto retire as batatas do forno e cuidadosamente abra-as de modo a formar uma “bolsa”. Recheie com a bolonhesa de atum e termine com uma camada generosa de queijo parmesão ralado na hora e coentros ou salsa picada.
Acompanhe com legumes salteados ou uma salada.
Bom Apetite!
4 respostas
Adoro esta receita, e é capaz de sair nos próximos dias!
Todas as ideias para organização da cozinha (e não só) e aproveitamento de restos, são sempre útis e uma forma de optimizarmos os recursos que temos em casa.
Por isso, um muito obrigada pela partilha destas ideias com os seus leitores. Aqui por casa, aplicam-se algumas com algumas adaptações.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
PS: Onde se lê "útis" deve-se ler "úteis". Sara oliveira
Uma refeição diferente, mas deliciosa certamente!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Mto boa receita, parabens pelas receitas!