Bolo de Chocolate e Canela da Rosa

Eu não preciso de desculpas para fazer bolos. Aliás, de uma maneira geral não preciso de desculpas para cozinhar. Mas quando a semana passada ao levar o Zé Maria ao Jardim de Infância, ouvi na rádio que era o dia do bolo de chocolate, a ideia de ir para a cozinha fazer um não me saiu da cabeça. E não podia ter chegada em melhor hora. Primeiro porque tinha um delicioso caderno da Rosa – do Be Nice Make a Cake – de receitas de chocolate para me inspirar, tinha um curd de clementina feito que me pareceu combinar na perfeição com bolo de chocolate, e porque tinha de fazer um bolo para cantarmos os parabéns ao meu pai. Pareceu-me que apesar de não necessitar de desculpas para fazer um bolo, tinha ali imensas desculpas e justificações para ir para a cozinha. Tinha apenas um António adoentado, mas que até foi colaborante, porque dormiu uma grande sesta que me permitiu fazer o bolo mais calmamente…

Sendo assim, lá saiu o bolo da Rosa – que levava mais especiarias que eu omiti propositadamente, e apenas juntei a canela – e que ficou delicioso e aromático. Como quis fazer um bolo para comemorar o aniversário do meu pai, decidi simplesmente rechear e cobrir com curd de clementina e framboesas frescas e foi uma deliciosa combinação. 

E as aparas ainda serviram para acompanhar o café e servir ao amigo Tiago que apareceu por cá para dois dedos de conversa!

Como estamos em vésperas de fim de semana, desafio-vos a prepararem estes delicioso bolo pra comerem com uma bela chávena de chá!


Aproveito também para vos avisar de um novo workshop, já este domingo, dia 5 de Fevereiro, na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro, pelas 10h, e com o tema de “Receitas Rápidas para todos os dias”. Para mais informações e para se inscreverem: geral@colherdecha.pt


Ingredientes (para 1 bolo pequeno):

(in “Caderno de Receitas com Chocolate – para momentos doces, Rosa Cardoso)


150g de farinha sem fermento

50g de cacau em pó

200g de açúcar

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de soda

1 colher de chá de café diluído em 15ml de água quente

1 colher de chá de canela em pó

80g de manteiga à temperatura ambiente

3 ovos grandes

120g de iogurte natural


Preparação:


Numa taça coloque a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e a canela. Misture e reserve.

Numa outra taça coloque a manteiga e o açúcar e bata com a batedeira até ficar uma mistura cremosa. Acrescente depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição.

Envolva depois este creme na taça com a mistura dos secos e adicione o iogurte e o café. Envolva tudo muito bem e delicadamente.

Forre uma forma com 18cm de diâmetro com papel vegetal, ou unte-a muito bem com manteiga e polvilhe com farinha. Verta o preparado para a forma e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30-40 minutos ou até o centro do bolo estar firme.

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar.

Se quiser rechear, deverá deixar que o bolo arrefeça completamente antes de o cortar, rechear e decorar.

(Neste caso, e como o bolo serviu para cantar os parabéns ao meu pai, recheie e cobri com curd de clementina (receita aqui) e framboesas frescas!)

Bom Apetite!

9 respostas

  1. O bolo ficou muito bonito e colorido!
    O chocolate combina bem com especiarias, mas também com café, frutos secos, e citrinos.
    Costumo fazer bolos de chocolate, entre outros, tentando manter uma certa "simplicidade" para o dia a dia com a canela ou um pouco de café. Quando quero algo mais "rico" e especial, junto nozes/amêndoas/avelãs, laranja/tangerina cristalizada, picados à massa e às vezes um pouco de vinho do Porto/Moscatel/licor ou sumo de laranja (conforme o caso).
    Tenho esse caderno (a par do das massas, todos com receitas deliciosas), e já fiz esta receita usando só a canela em vez das especiarias. Esqueci-me da manteiga, e mesmo com este percalco, ficou um pouco seco mas bom e não durou muito tempo.
    Mas irei voltar a ele, bem como ao curd de clementina (ou outro citrino), pois se o bolo em si é bom, então com o curd deve ficar algo divinal!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *