Começar o ano com uma das últimas receitas que preparei de 2016.
Não que tenha propriamente pensado em começar o ano com uma receita doce – principalmente agora que todos estão fartos de doces e excessos – mas esta foi uma receita que surpreendeu.
Bolo de espinafres ou agrião não é uma receita nova. Mas quando há alguns anos esteve mais na “moda”. passou-me um bocadinho ao lado. Porquê agora? Porque no meu cabaz semanal de frutas e hortícolas, chegou-me um enorme molho de agriões. Uns foram usados para sopa, mas os restantes, com o natal, foram ficando esquecidos na gaveta… Quando dei por eles, começavam a ficar amarelados e, assim de repente, em vez de um creme de agrião lembrei-me de imediato deste bolo, até porque iria ficar lindamente na mesa do pequeno almoço para receber a minha comadre e os miúdos que vinham cá passar uns dias (e o fim de ano).
Realmente o bolo é muito bom. Todos ficaram rendidos a experimentar um bolo verde, feito com agrião. Experimentaram e repetiram, e o bolo foi um sucesso de final de ano. Isso e a minha deliciosa pavlova com natas, curd de clementina, fios de ovos e romã que nem houve tempo de fotografar…..
Pois bem, apesar do início de ano, do excesso de doces, começo o ano com uma receita doce (para os Reis, porque não), para que 2017 seja um ano com mais doce do que amargos de boca!
Ingredientes:
150g de agrião (com caules e tudo)
4 ovos
200ml de óleo de girassol
280g de açúcar
300g de farinha
1 colher de chá de fermento
Cobertura:
100g de chocolate de leite
75ml de natas
Preparação:
Com a ajuda de uma varinha mágica ou de um robot de cozinha, triture bem os agriões com o óleo e o açúcar. Misture depois as gemas e depois a farinha e o fermento envolvendo bem.
Bata depois as claras em castelo e envolva-as suavemente no preparado anterior.
Coloque a massa numa forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos.
Retire do forno, deixe decansar 10 minutos e desenforme o bolo sobre uma grelha.
Entretanto prepare a cobertura de chocolate. Leve um tacho ao lume com as natas e deixe aquecer – não é preciso ferver. Junte depois o chocolate picado grosseiramente e mexa bem até estar bem derretido e tiver uma cobertura homogénea e brilhante.
Verta depois o chocolate sobre o bolo completamente arrefecido.
Bom Apetite!
11 respostas
que bom aspecto 🙂
Um bolo bem interessante!
Confesso que já tinha visto bolos com espinafre ou agrião (e de agrião com aveia), mas até ao momento não os fiz por falta de lembrança e de oportunidade.
Já fiz bolachas com espinafres ("salgadas", talos incluídos, receita do livro da Popina), e variações com outros legumes de folha verde (folhas de mostarda, agrião, folhas de nabiça tenras). Resltam numas bolachas muito agradáveis, e boas para os lanches/merendas, além de funcionarem como bolachas de aperitivo.
Para experimentar em breve, pois realmente fiquei curiosa com ele.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Adoro usar legumes nos bolos 🙂 Esta é uma versão da qual gosto bastante! Ficou uma maravilha de bolinho!
Beijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
Se a Joana continuar a publicar bolos com este aspeto, lá se vai o meu objetivo para 2017 de cortar nos doces! Já experimentei bolo de espinafre e gostei muito, vou ter de experimentar este de agrião.
Bom ano a todos, em especial à Joana e seus familiares… Faço muitas vezes está receita mas quando me passaram a receita era com óleo de milho… No entanto já fiz com girassol e fica igualmente bom. É fantástico para crianças que adoram bolo verde… Swm corantes… E com o legume que é tão saudável… Muitos beijinhos
Que delícia! Ando p fazer o de espinafre, mas ainda ñ aconteceu… Mas este c agrião tb me parece mt bem 🙂 Bjinhos e um ano cheio de doçura 😛
Já provei numa festa de aniversário e confirmo, é delicioso.
Que cor linda!!! tão apetitoso!!
Beijinho!!
Bimby & Sabores da vida
Aconteceu-me o mesmo que a ti mas com os espinafres que vieram no meu cabaz que acabei por acabar num sumo esta manhã. Adoro o resultado destes bolos, sempre com uma cor tão linda, apesar de não ser grande apreciadora de chocolate acho que agora "marchava" uma fatia dessas com o chazinho de baunilha que estou a beber. Votos de um ano cheio de coisas boas.
Detesto agrião, seja em sopa ou em saladas, não consigo mesmo mas estou capaz de fazer esta receita pois nada como experimentar, verdade?! Já a guardei e tudo para quando houver oportunidade 🙂
Imprevisível… e surpreendente! 😀 Para não falar do sabor, delicio-me só a olhar para o bolo! Obrigada!*