Pataniscas de Polvo

10 dias para o natal! A contagem decrescente continua, e por aqui parece que os dias não têm horas que cheguem para tudo. 

Ontem foi o dia da festa de natal da escola do Zé Maria, e lá estava ele, vestido de bola de cristal, muito compenetrado no seu papel. Tão compenetrado que mal cantava ou dançava, sempre muito atento às pessoas que estavam a assistir…

Eu é que sinto que não chego a tudo. Dois dias inteiros fora de casa nesta semana e ainda muitas coisas para fazer e presentes para embrulhar. Hoje é dia de parar para tentar organizar-me e orientar as coisas para os próximos dias.

Mas, mesmo nos dias com menos tempo e menos vontade há algo que não muda. Há sempre a necessidade de cozinhar para que juntos, em família, possamos ter uma refeição calma e passarmos um bocadinho juntos e saber como correu o dia de cada um.

Desta vez o jantar foram pataniscas de polvo!


Ingredientes para 2 pessoas:


200g de polvo cozido (podem ser sobras de polvo à lagareiro ou até de salada de polvo)

1 cebola pequena

1 ovo

3 colheres de sopa de farinha

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

água q.b.


Preparação:


Pique a cebola finamente e corte o polvo em rodelas.

Numa taça misture a farinha com o ovo, um fio de azeite e um pouco de água até formar uma polme não muito fina. Acrescente depois o polvo e a cebola e tempere  gosto com sal e pimenta. Misture bem – se necessário acrescente um pouco mais de água ou de farinha.

Leve a fritar em óleo ou azeite quente, às colheradas até que fiquem douradas de ambos os lados.

Sirva com arroz de tomate e grelos salteados!


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Uma boa ideia para aproveitar as sobras do polvo cozido da ceia de Natal (se sobrar, é claro)!
    As pataniscas são sempre bem vindas, e mesmo não tendo polvo, irei fazer com umas sobras de bacalhau e de atum assado (o maravilhoso exercício de aproveitar os restinhos). "Fast food" caseiro, é o que é!
    Este ano estou a lutar com a falta de tempo, e estou como a Joana, sinto que não chego a tudo. Foi um ano atípico, cheio de demasiados contratempos, todos aos mesmo tempo e sem tempo para respirar.
    Este fim de semana, tenho que resgatar o espírito natalício, pois parece que fugiu para parte incerta. Vamos ver como corre, pois gosto de fazer os cabazes com os miminhos para oferecer.
    Bem…respirar fundo e "bola para a frente"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *