Nestes dias assim, mais cinzentos e mais frios, há comidas que são verdadeiros aquecedores de alma. Um arroz de peixe, mesmo usando a pescada que nem eu nem o Miguel gostamos, mas que os miúdos adoram, torna-se numa refeição reconfortante e que todos comem com prazer, desde os mais crescidos aos mais pequenos.
Sem grandes complicações faz-se um caldo simples e aromático e ainda por cima caseiro. E depois é desfiar o peixe que é sempre mais fácil por causa dos miúdos, junta-se arroz e uns espigos que até já estavam cozinhados e guardados no frigorífico.
Ligou-se a lareira pela primeira vez e foi realmente reconfortante. Senti que o Natal está quase a chegar e senti-me realmente feliz com coisas mesmo muito simples. Mesmo com pescada para o jantar.
Este sábado, dia 26 de Novembro, das 10h âs 13h, vou estar na Colher de Chá, em Ovar – Furadouro, para um workshop, das 10h às 13h e com o tema de “Receitas para mesas de Festa”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt.
Dia 1 de Dezembro no Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.
Ingredientes para 2 pessoas:
1 chávena (220ml) de arroz carolino
3 postas de pescada para cozer
1 cenoura
2 cebolas pequenas
2 folhas de louro
coentros q.b.
sal e pimenta q.b.
1/2 lata de tomate pelado ou 2 tomates pequenos maduros
1 chávena de espigos de couve já cozinhados
azeite q.b.
Preparação:
Numa panela coloque água, a cenoura descascada, a cebola também descascada, a folha de louro, uns coentros e tempere de sal e pimenta. Leve ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente depois as postas de pescada e deixe cozinhar. Retire depois o peixe e limpe-os de peles e espinhas. Reserve. Coe o caldo da cozedura e reserve também.
Entretanto pique a cebola e leve-a ao lume com um pouco de azeite. Acrescente o tomate em pedaços, a folha de louro e deixe refogar um pouco. Junte o arroz e 3 chávenas e meia (a mesmo onde mediu o arroz) em água de cozedura do peixe – o caldo reservado – se não tiver suficiente acrescente água quente. Retifique de sal e pimenta e deixe levantar fervura, reduzindo depois o lume para o mínimo, e deixe cozinhar o arroz lentamente. Quando o arroz estiver cozinhado e caldoso, acrescente o peixe e os espigos e envolva bem.
Retire do lume e polvilhe com coentros picados antes de servir.
Bom Apetite!
12 respostas
Opáaaa esta é daquelas que eu A-D-O-R-O! mesmo muito! E o teu então tem cá um aspecto!
Beijinho
thebrunettetofu.blogspot.pt
Sim sim… está muito boa esta… que apetitosa, só pela foto… muito obrigada Joana.
Tenho mesmo de experimentar! É que eu também não sou grande apreciadora de pescada mas cá em casa adoram-na… Vivam as alternativas à pescada cozida!
Prato ideal para crianças… a ver se experimento…. Uma dúvida, a cenoura depois de cozida não é utilizada?
Um beijinho,
Carla
Eu não utilizei, mas pode colocar no arroz!
Joana
Um prato bastante reconfortante e prático! Uma forma de variar a pescada (ou outro peixe cozido) cozido.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Delicioso!!! 🙂
Beijinhos
Bimby & Sabores da Vida
Daquelas comidas que nos confortam!
Mais uma boa maneira de se comer peixe!!!
Que bom aspecto! Só uma dúvida, os espigos é o mesmo que grelos?
Olá,
Espigos são grelos de couve
Grelos , normalmente são os de nabo!
Um beijinho,
Joana
Testada e aprovada (com espinafres em vez de espigos, que não tinha, e com a cenoura usada para o caldo).
Obrigada, Joana!
Sara