Já aqui falei que várias vezes dos nossos habituais jantares comunitários. Num destes últimos jantares, cheia de boa vontade, e como me tinha levantado cedo, resolvi fazer um bolo de chocolate e beterraba – cuja receita até já foi aqui publicada – e assim aproveitar uma beterraba enorme que me tinham oferecido… Fiz o bolo, usei uma das minhas formas Nordic Ware e o bolo estava lindíssimo. Para tornar a coisa ainda mais bonita ainda o cobri com chocolate e tudo. Parecia que tínhamos uma sobremesa gulosa para o jantar…
Chegou a hora de jantar e no fim abrimos o bolo. Pois não sei como, nem porquê, até porque já fiz alguns bolos na minha vida, não era a primeira vez com aquele e bolo e também conheço a forma e o forno, mas o que é certo é que o bolo estava mal cozido no interior. Eu até tinha feito o teste do palito, mas são coisas que acontecem e o meu bolo estava mal cozido.. Pois o bolo foi alvo de chacota e risos o resto da noite. Ou porque estava mal cozido, outros porque não gostaram muito do sabor – convenhamos que beterraba e chocolate pode não ser do agrado de todos.
Fiquei de me redimir na sobremesa do jantar seguinte! E aqui está ela.
Não vos digo como correu. Apenas digo que não sobrou. E que foi elogiada. E que me consegui redimir do desastre do bolo de chocolate e beterraba.
E deixo-vos aqui a sugestão desta calórica e deliciosa sobremesa. Espero que se atrevam a experimentar.
Falando de Workshops:
No Porto, dia 19 já está esgotado! Mas parece que dia 1 de Dezembro vou voltar ao Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.
E dia 26 de Novembro vou voltar à Colher de Chá, em Ovar – Furadouro. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt. E o tema “Receitas para mesas de Festa”.
Ingredientes para 6 a 8 pessoas:
(adaptado de “The New Easy” – Donna Hay, página 143
85g de manteiga
135g de açúcar amarelo
50g de açúcar
1 ovo
1colher de chá de extrato de baunilha
150g de farinha
1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
25g de cacau em pó
100g de chocolate negro
Para servir:
Gelado de baunilha
Molho de Caramelo Salgado (usei caseiro)
Preparação:
No robot de cozinha ou na batedeira, coloque os açúcares, a manteiga, o ovo, a baunilha, a farinha, o bicarbonato de sódio e o cacau. Misture bem até obter uma massa homogénea.
Coloque depois a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e dorme um disco com cerca de 26cm de diâmetro.
Pique grosseiramente o chocolate negro e coloque-o sobre a bolacha, pressionando ligeiramente para aderir à massa.
Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 20 minutos.
Deixe arrefecer.
Sirva a bolacha com algumas bolas de gelado e com o molho de caramelo salgado. Leve para a mesa e partilhem todos (ou corte em fatias!)
Bom Apetite!
7 respostas
Não acredito que aquele bolinho lindo pregou uma partida!
No entanto, a substituição está muito gulosa!
E é também uma boa ideia para uma oferta de Natal. Uma bolacha XL para partilhar com todos (lembra aquelas bolachas de manteiga, redondas que se cortam em triangulos), oferecida num prato bonito, com um embrulho a condizer, até pode ser uma ideia simples e vistosa!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Este comentário foi removido pelo autor.
Adoro a receita.
Como faz o caramelo salgado?
obrigada
Adoro chocolate, adoro gelado, adoro caramelo… Erater essa big cookie aqui à minha frente que dava conta sozinha :p
Às vezes acontece,…esse bolo ficou bem giro e aposto que delicioso também,…
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Mais uma receita guardada para fazer, em breve!
Aproveito para dizer que fizemos a receita de caramelo salgado e ficou muito boa, não acertámos com a quantidade de sal (sente-se pouco), mas para primeira vez (caramelo salgado, em particular, e caramelo, em geral!) ficámos muito satisfeitas!
Já fiz e ficou um espanto! Vale cada caloria!
Beijinho dos Açores 🙂