Faltam 45 dias para o Natal! Pode parecer muito tempo, mas quem espero pelo Natal o ano todo, como eu, já quase que o cheiramos de tão perto que está!
Eu cheiro-o mesmo. Nas compotas que vão saindo da cozinha, na marmelada que está pronta e nas geleias que já estão nos frasquinhos à espera de receberem a decoração e a etiqueta para seguirem depois para as casas de quem eu mais gosto.
É mais do que altura de colocar as mãos na massa, de nos fecharmos na cozinha e de ir preparando presentes de comer. Esta é a altura ideal para preparar o sal e os azeites aromatizados. Para ter já as compotas prontas e a marmelada e as geleias. De começar a descascar nozes (que depois podem ser congeladas até ao natal), de começar a “cravar” uma abóbora para os doces aos amigos, vizinhos ou familiares que as tenham e nos possam fazer essa oferta ! (Eu ainda tenho de ver a quem vou cravar uma este ano!)
Este é a altura de preparar licores – se os quiserem oferecer prontos a beber – de canela, café ou coco. E também podem colocar as mãos à obra e fazer chutneys, de maçã ou pêra que há agora em abundância e preparar um presente de comer diferente, para quem gosta de sabores de outras paragens.
Chutneys come-se com quê? Acompanha muito bem carnes assadas de porco, e é um acompanhamento habitual de caril. Sirvam-nos com queijos, frutos secos e patês, e experimentem nuns folhados de queijo em vez de compota.
E agora que já partilhei sugestões de utilização, partilho a receita. Uma de muitos presentes de comer que podem fazer diretamente das vossas cozinhas para “o coração de quem mais gostam”!
No Porto, nos Workshops pop-up, dia 19 de Novembro, das 15h às 18h, para “Mais Receitas Rápidas e Económicas para Impressionar”. O ultimo workshop esgotou num instante e eu vou voltar com novas receitas. Inscrevam-se quanto antes para não ficarem de fora! (Inscrições e informações para info@workshops-popup.com)
Ingredientes para 6 frasquinhos pequenos:
(adaptado de “How to be a domestic goddess” – Nigella Lawson, página 357)
1,5kg de maçãs
1 cebola
1 colher de chá de piri-piri moído
250g de açúcar amarelo
1 colher de chá de pimenta da jamaica (allspice)
1 colher de chá de cravinho em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
250ml de vinagre de sidra
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em cubos não muito grandes. Pique finamente a cebola.
Coloque depois a maçã, a cebola picada, todas as especiarias, o açúcar e o vinagre numa panela e tempere com um pouco de sal e pimenta. Mexa bem para envolver todos os ingredientes e leve ao lume até que levante fervura. Reduza depois para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 30 a 40 minutos até que esteja uma mistura macia e muito aromática.
Coloque o chutney ainda quente em frascos previamente esterilizados, tape e guarde num local seco.
Se forem para oferecer decore com uma etiqueta bonita e sugestões de utilização.
Bom Apetite!
6 respostas
Uma boa ideia para as ofertas de Natal!
Em casa, já está tudo "alinhavado", embora o dilema sejam os embrulhos dos miminhos (têm que resistir aos transportes públicos, de casa para o serviço).
Há licores (morango, limão, maracujá e goiaba), doces variados, ervas para chás, faltando selecionar as receitas das bolachas doces/salgadas. Também gostaria de tentar outras coisas, como torrão e chocolates/bombons, mas logo se vê.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Bom dia, Joana,
Apesar de não vir a propósito deste post, gostaria de saber se poderia tomar a liberdade de lhe pedir o enorme favor de escrever um post num dos seus blogs sobre a utilização que dá à Bimby, se usa muito, se acelera os processos do que faz, etc. (reparei que está na sua foto de perfil do blog). Estava a pensar comprar uma e penso que, tanto no blog, como nos livros, nunca refere a sua utilização, fiquei curiosa sobre a sua opinião.
Obrigada 🙂
Rita
É verdade, o Natal está quase à porta, e, tal como a Joana relata, também já lhe sinto o cheiro! Comecei a minha epopeia das "prendas de comer" no fim de semana passado. Ofereceram-me 5 kgs de marmelo, portanto, meti mãos à obra, e já fiz a marmelada. Guardei os caroços para fazer geleia de marmelo e maçã, porque vou fazer chutney de maçã e abrunhos neste fim de semana, e assim faço um aproveitamento de caroços "dois em um". 🙂
Gosto sempre imenso das suas sugestões para o Natal, os blogs e livros da Joana são uma verdadeira fonte de inspiração, e as suas receitas nunca falham! Muito obrigada por todas as sugestões, receitas, inspiração e, sobretudo, pelo generoso espírito de partilha!
Wow que Rica receita. Vous tentar fazer para oferecer aos amigos e colegas. Lindo blog você tem 🙂 bom fim-de-semana 🙁
Andava à procura de ideias para este Natal e deparo-me com tal maravilha! Gostaria de saber que tipo de material usou na etiqueta e onde comprou! Obrigada 🙂
Quanto tempo é que dura o chutney depois de feito? Obrigada