Passei o dia a pensar em que sobremesa iria fazer. Um churrasco com os amigos com o pretexto de ver o jogo de futebol. Ementa destinada e apalavrada, dividida entre todos. Minis no frigorífico – assim como um vinho verde e outro branco – e o carvão a postos. E eu a pensar ainda na sobremesa… Até que, de repente, tive a ideia de tentar recriar um bolo de chocolate com um ligeiro travo a café que tínhamos experimentado há uns tempos!
Chegamos todos lá a casa quase ao mesmo o tempo. Dividimo-nos. Homens para o churrasco, mulheres para a cozinha. A mesmo de coisa de sempre. Da janela vamos conversando uns com os outros. Enquanto eles fazem brasas grelham e acompanham tudo com as minis, nós vamos pondo a conversa em dia, pomos um tabuleiro de chips de batata doce no forno, fazemos salada e um pouco de arroz. Enquanto uma das “tias” dá de comer ao pequeno António, eu lá meto aos mãos ao trabalho, entre a tablete de chocolate que o cunhado trouxe, porque afinal eu não tinha nenhuma me casa, e a ideia do bolo que não me saída da cabeça. Ainda bem que alguém trouxe gelado para a sobremesa, Se o bolo correr mal há sempre outra coisa para comer, e se correr bem ficará ainda melhor acompanhado por uma bola de gelado.
Pois foi um sucesso. Semelhante ao que tínhamos provado e gostado tanto. Fácil de fazer, mas principalmente delicioso! Tão delicioso que sobrou pouco mais de uma fatia, aquela que fica porque alguém tem vergonha de a comer – ou porque já estava tudo muito cheio do churrasco….
A receita aqui fica partilhada para todos e para a posteridade. Afinal é mesmo para isso que serve um blogue de culinária!
Ingredientes:
6 ovos
200g de chocolate negro ou 70% cacau
1 colher de sobremesa de pó de café (não é café solúvel – é mesmo pó de café para a máquina!)
150g de manteiga à temperatura ambiente
150g de açúcar
50g de farinha de amêndoas
açúcar em pó, framboesas e folhas de hortelã para decorar
Preparação:
Separe as claras das gemas e reserve as claras.
Bata depois a manteiga com o açúcar e com as gemas até que fiquem esbranquiçadas. Junte em seguida o chocolate previamente derretido, o pó de café e a farinha de amêndoas e envolva bem.
Bata depois as claras em castelo e envolva-as suavemente ao preparado.
Coloque a mistura numa forma de mola, previamente forrada com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos, de modo a que o bolo fique cozinhado nas bordas e ainda cremoso no centro.
Retire e deixe arrefecer um pouco antes de desenformar e servir.
Decore a gosto com o açúcar em pó e as framboesas.
(Se for guloso, sirva com uma bola de gelado!)
Bom Apetite!
11 respostas
Excelente aspecto! A decoração dá-lhe um ar muito fresco…
Hmm, q delícia! Este fds fiz pavlova de cappuccino, por isso, os sabores chocolate-café estão na ordem do dia 🙂 Bjinhos e thanks por mais uma bela receita!
O bolo está lindo e muito estival! Ainda bem que foi um sucesso, e que seguiu o seu instinto, pois de outra forma não testava a ideia. Mesmo que não corresse bem, iria inventar alguma coisa com que tinha em casa, ou arranjava maneira de "reutilizar" o bolo. Um grande beijinho, Sara Oliveira
Tem ótimo aspeto, estou tentada a experimentar. Só preciso de umas adaptações "PALEO".
Que bolo lindo, adorei a combinação! Um dia irei experimentar sem o café! Beijinhos
Parece delicioso! 🙂
Beijinhos, xx
mylittlecorner7.blogspot.pt
Este deve ser daqueles em que uma fatia só não chega, temos sempre de repetir 🙂
Beijinhos …
Guloso qb
Às vezes é mesmo assim,…quando menos se espera, as coisas correm pelo melhor. Adorei este bolo cremoso,…
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Onde se arranja a farinha de amêndoa. ?
Acabei agora de fazer um bolo de chocolate com cobertura de chocolate. Para não ficar enjoativo acrescentei café solúvel aos ingredientes da cobertura e povilhei com nozes.
Fiz este bolo e adorei,muito bom, mesmo,obrigada por partilhar!