Bolo de Amêndoa com Doce de Ovos Pobre

A Páscoa aproxima-se. Há que fazer os folares para os afilhados e para termos cá por casa. Há o nosso habitual almoço de padrinhos e de afilhados e no domingo…bem, no domingo é dia de Páscoa e do tradicional almoço em família.

Entretanto já passou o aniversário do Miguel, que foi no passado domingo. Para o bolo de aniversário fiz o seu bolo favorito: de amêndoa e doce de ovos que, pela época em que estamos é também perfeito para uma mesa doce de páscoa.

Um bolo que sabe mesmo a amêndoa e um doce de ovos “pobre” e que rende imenso, em que os ovos são utilizados inteiros e não apenas as gemas. Parece-me a mim a maneira perfeita de terminar o almoço do dia de Páscoa ou o aniversário de algum guloso. (E o melhor elogio de todos: a pergunta “onde compraste o bolo?”)

Espero então que gostem desta minha sugestão para estes dias de “férias” que se aproximam.

Boa Páscoa!


Ingredientes:

(adaptado do blogue Pão e Beldroegas: http://paoebeldroegas.blogspot.pt/2011/01/bolo-de-amendoa-e-ovos-moles-e-um-dia.html)


200 gr de amêndoa com pele

200 gr de manteiga amolecida

200 gr de açucar

150 gr de farinha

6 ovos

1 colher de chá de fermento


Para o doce de ovos ”pobre”:

6 ovos

o peso dos ovos de açúcar ( os ovos são pesados antes de partir)


Fios de ovos, amêndoa laminada e açúcar em pó para decoração


Preparação:


Comece por preparar o bolo. Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme macio. Junte depois as gemas e continue a bater. Acrescente agora a farinha, o fermento e as amêndoas moidas. 

Bata as claras em castelo e envolva-as ao preparado anterior.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 40 minutos (atenção para não secar o bolo) numa forma bem untada e polvilhada.

Entretanto prepare o doce de ovos. Bata os ovos com o açúcar e leve ao lume numa caçarola mexendo sempre até engrossarem. Deixe arrefecer antes de utilizar.

Retire depois o bolo do forno e deixe arrefecer. Corte-o depois ao meio e recheie com metade do doce de ovos e use o restante para cobrir todo o bolo.

Decore a gosto com amêndoa laminada torrada, fios de ovos e açúcar em pó.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Muitos parabéns ao aniversariante! Este bolinho é adequado não só para a Páscoa, como para outra época festiva, pois é bastante vistoso. E adoro a receita do doce de ovos "pobre". Um grande beijinho e uma boa Páscoa para todos, Sara Oliveira

  2. Uau, ficou espectacular! Muito visto, apelativo e guloso! E a receita é de fácil execução, como a Joana sempre nos habituou. Simplicidade e bom gosto, como sempre. Adorei! Boa Páscoa!

  3. Muitos parabéns e muito obrigada pela visita ao pão e beldroegas. Esse é um bolo que adoramos aqui em casa.
    Um beijinho e uma Páscoa feliz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *