Bacalhau Cremoso com Legumes

Muito obrigada a todos os que estiveram presentes no workshop deste sábado. Foi uma excelente partilha de ideias e sugestões para pais que, como eu, estão interessados em que os seus filhos façam uma alimentação mais livre de açúcar e com alimentos de melhor qualidade. Foi um workshop diferente de todos os outros que tenho feito, mas que correu também muito bem.

Depois de mais uma ida ao Porto, de mais um workshop, o fim de semana foi calmo. A aproveitar para brincar com os mais pequenos, a tentar por a casa em ordem, a almoçar com a família, mas também houve tempo para algumas coisas na cozinha.

Fiz pão, um bolo e aproveitei o forno quente para acabar este bacalhau muito simples e cremoso.

Espero que gostem e que comecem a semana da melhor maneira!


Ingredientes para 2 pessoas:


2 postas de bacalhau

1 alho francês

1 cebola

2 cenouras pequenas

1 folha de louro

2 dentes de alho

azeite q.b.

sal e pimenta

noz moscada q.b.

2 colheres de sopa de farinha

150ml de leite

120ml de creme de soja (usei shoyce) – podem usar natas

pão ralado q.b.


Preparação:


Coza o bacalhau e depois de cozido retire-o e limpe-o de peles e espinhas. Reserve.

Corte a cebola em meias luas e lamine o alho. Leve um tacho ao lume e acrescente a cebola e o alho juntamente com um pouco de azeite e o louro e deixe cozinhar até que a cebola comece a querer dourar. Junte depois olho francês cortado em rodelas finas e bem lavado e a cenoura ralada. Envolve bem, retifique de sal e pimenta e deixe estufar uns minutos. Acrescente depois o bacalhau desfiado e a farinha. Envolva bem e acrescente o leite. Deixe engrossar sem parar de mexer. Junte finalmente o creme de soja e retifique os temperos e acrescente um pouco de noz moscada.

Coloque a mistura num tabuleiro que possa ir ao forno, alise e polvilhe com o pão ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante uns minutos até tostar e acompanhe com uma salada verde ou com legumes cozidos.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Gostei da sugestão, uma espécie de bacalhau com "natas" mas com legumes em vez das batatas. Mais uma para experimentar. É pena não haver workshops para Lisboa, pois o Porto é muito distante (embora fosse um pretexto para revisitar esta bela cidade!). Um bom início de semana, Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *