Calamares Rápidos e um Lanche Ajantarado


De vez em quando, lá sai um lanche ajantarado. Aproveito para acabar coisas que andam pelo frigorífico e usar quantidades de alimentos que muitas vezes não dariam para uma refeição completa para todos.

Este fim de semana senti-me mais “inspirada” e lembrei-me de fazer umas coisinhas para o nosso jantar, que acabou por ser um lanche ajantarado.

Para começar havia pão e vinho. E depois várias coisas que foram surgindo conforme o que havia em casa. Uma salada de queijo fresco e tomate, temperada com sal, pimenta, azeite e oregãos. Uns ovos mexidos com queijo e rucula, uns palmiers folhados com pesto, tomate seco e parmesão, uns cogumelos salteados com alho, tomilho e azeite e uns calamares rápidos dos quais aqui partilho a receita.

Esta receita tem a particularidade de não necessitar de polme, basta cobrir as lulas com a mistura de farinhas e fritar. E ficam com uma camada crocante e dourada (por causa do uso do amido de milho), como uns calamares, mas sem terem muita “massa” como os calamares que se compram pré-feitos. E o sabor é realmente muito diferente. Vale a pena experimentar, quer pela facilidade e a rapidez. 


Ingredientes:


400g de lulas limpas

150g de farinha

50g de amido de milho (Maisena)

sal e pimenta q.b.

limão para servir

óleo para fritar


Preparação:


Corte as lulas em rodelas não muito finas, tempere-as de sal e coloque-as sobre um escorredor de rede de modo a retirar-lhes o máximo de água possível.

Entretanto numa taça misture a farinha com o amido de milho, tempere de sal e pimenta e misture bem.

Coloque óleo vegetal num wook ou frigideira funda e leve a aquecer.

Passe bem as lulas pela mistura de farinhas e deixe que fiquem bem cobertas.

Leve depois as lulas a fritar no óleo bem quente, em pequenas quantidades, até que fiquem douradas. Escorra sobre lapela absorvente. Repita até esgotar todas as lulas.

Sirva as lulas com regadas com um pouco de limão.


Bom Apetite!

12 respostas

  1. Adoro esses jantares, Joana! O meu filho em pequeno chamava-lhes "jantar de coisas" e ficou com esse nome até hoje 😉
    Tenho de experimentar os calamares com amido de milho.
    Beijinhos

  2. Uma mesa deliciosa! Com pouco se faz muito, e este é um exemplo. Gostei da ideia para para lulas, pois sou um pouco "alérgica" a polmes de fritura. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. É muito fácil.
      Basta estender uma massa folhada rectangular e cobrir com uma camada fina de pesto (usei pesto de compra). Depois cortei uns 4 tomates secos em pedacinhos e espalhei por cima, assim como um pouco de parmesão.
      Depois é enrolar a massa como se fosse uma torta até meio, e depois enrolar outro lado.
      Cortar em fatias de 1 cm, levar ao forno a 200ºC durante 20 minutos e está pronto.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *