Bolachinhas de Arandos e Canela para presentes de última hora


A dois dias do natal os cabazes estão finalmente prontos. Foram dois dias de volta do forno, num entra e sai de bolachas e biscoitos, com muitas fitas, saquinhos e decorações à mistura, mas acho que, apesar de menos recheados e menos originais na embalagem – que este ano foi um simples saco de papel – os miminhos comestíveis para os amigos e família também ficaram mimosos.

No final o que conta é que estejam saborosos, e que agradem a quem os recebe. Porque foram preparados com o mesmo amor e carinho de sempre.

Hoje é dia de começar com a preparação da outra parte do natal. Das receitas que vão compor a mesa de natal seja em casa dos meus sogros, onde vamos passar a noite, seja cá em casa, onde nos voltamos a aventurar no almoço de natal. Ainda há muito para fazer!

Para quem ainda não acabou os presentes caseiros comestíveis, acreditem que ainda vão a tempo! Para vos ajudar, deixo aqui umas bolachas festivas, rápidas de preparar e com poucos ingredientes (e sem ovos!) de arandos secos com canela. Se não têm arnados substituam por passas ou qualquer outro fruto a gosto.

O natal está mesmo aí!


Ingredientes para cerca de 20 bolachas:


180g de manteiga à temperatura ambiente

290g de farinha

120g de açúcar

50g de arandos secos

1 colher de sobremesa de canela em pó


Preparação:


Numa taça amasse muito bem a manteiga com o açúcar – se preferir poderá usar a batedeira ou o robot de cozinha. Acrescente depois a farinha, a canela e os arandos picados e amasse muito bem até obter uma massa homogénea e uniforme que se despega das paredes da taça. 

Forme um rolo com a massa, todo com a mesma espessura e envolva bem a massa em película aderente, apertando bem.

Leve o rolo ao frigorífico e deixe pelo menos durante uma hora.

Ao fim desse tempo retire do frigorífico, retire a película aderente e corte fatias com cerca de 0,5cm de espessura.

Coloque as bolachas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15/20 minutos ou até as bolachas começarem a ficar douradas nas bordas.

Retire e deixe arrefecer completamente antes de desenformar e acondicionar.

Bom Apetite! Boas Festas!

5 respostas

  1. Olá,
    Mais uma receita deliciosa.
    Obrigada por partilhar.
    Desejamos a toda a família um Feliz Natal, com muita saúde e alegria.
    Beijinhos,
    Lucília e Isabel

  2. Joana, adorei esta sugestão de última hora 🙂 Acho q vou presentear alguns amigos c isto ou mixes, o q eu conseguir fazer 🙂 Bjinhos e Boas festas para tds em tua casa!

  3. Lindas e rápidas! Acho que irei fazer para mim…pois não sobrou nada das ofertas de Natal! Um grande beijinho, e um Feliz Natal para todos, Sara Oliveira

  4. Boa tarde,
    Em tempos vi uma receita de bolachinhas do género destas, mas com frutas cristalizadas. Não encontro a receita que imprimi na época. Seria possível ajudar-me de forma a encontrar essa receita? Muito obrigada.
    Espero que leia este comentário…

    1. Olá Gisela.
      Tem a certeza que foi neste blogue? Não tenho recordação de alguma vez ter feito bolachinhas com frutas cristalizadas, e não encontrei a receita nos arquivos do blogue.
      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *