Bolo de Cenoura com Laranja e Amêndoa


Receber amigos para lanchar, num domingo de chuva, é sempre bom. Ainda mais quando são amigos que não vemos há muito, mas com os quais sentimos uma enorme afinidade e cumplicidade desde o dia em que nos conhecemos. É assim com a Suzana e com o Pedro.

Foi por isso que fiquei mesmo muito contente quando soube que íamos estar juntos novamente – não nos víamos há mais de um ano. 

Um lanche cá em casa – principalmente por causa dos miúdos – e com um Zé Maria que nesse dia resolveu “estar com os azeites”…

Uma mesa posta com coisas simples: chá quente, sumo de laranja, pasteis de natas feitos em casa, mas muito feios e com alguns outros problemas, morcela frita da prima Isabel, queijo da Serra do Elídio, que o avô me tinha trazido na semana anterior, compotas caseiras, bolo de Ançã, broa e pão, presunto e fiambre, bolachinhas de aveia e passas, iogurte caseiro e ainda um bolo simples de cenoura, laranja e amêndoa do qual vos deixo a receita.

Com uma mesa cheia – principalmente de afetos – fez-se um lanche ajantarado. Mataram-se saudades e mais uma vez a mesa e a comida foram o palco central de tudo. E mais uma vez criaram-se afetos e memórias num lanche com amigos.


Ingredientes para um bolo pequeno:


3 ovos

150g de cenoura ralada

100ml de óleo de girassol

raspa e sumo de 1 laranja

50g de amêndoa picada grosseiramente

175g de açúcar

175g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de canela em pó


Preparação:


Numa taça misture a cenoura ralada com o açúcar, os ovos, o óleo, as amêndoas e a raspa e sumo de laranja. Misture tudo muito bem.

À parte misture a farinha com a canela e o fermento, e envolva depois suavemente no preparado anterior.

Coloque a massa numa forma redonda de 18cm de diâmetro, previamente untada e forrada com papel vegetal, e leve a cozer em forno previamente aquecido a 180ºC, durante cerca de 30 minutos ou até o bolo estar cozinhado quando testado com um palito.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.


Bom Apetite!

11 respostas

  1. Que bela mesa e q belo bolinho 🙂 Mais um a acrescentar à lista dos 'a fazer'! Não é preciso uma mesa mt cheia de 'coisas' para se passar umas belas horas com amigos, pq as emoções enchem-nos o suficiente 🙂 Bjinhos e bom fds!

  2. Que mesa mais apetitosa! O bolo está muito apetitoso e lembra um que gosto muito de fazer nesta altura, e que é muito versátil (dá para fazer com abóbora, maçã, cenoura, marmelo ou mesmo batata doce, ralados em cru). A mesa pode estar simples, mas tem algo "invisível": o carinho e o afeto para aqueles que são muito queridos para nós, seja a família ou amigos. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

  3. Está uma mesa repleta de coisas boas, o bolo está com um aspecto muito guloso e se a companhia era boa, então foi de certeza uma tarde muito bem passada, como eu gosto 🙂
    Gulosoqb

  4. Amanhã é o meu aniversário e escolhi este bolo, e não estou nada arrependida, a avaliar pelo aroma que ficou em casa, o sabor não pode dececionar 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *