Iogurte Natural Caseiro


Os iogurtes caseiros fazem parte do universo cá de casa há muito tempo. Gosto deles simples, pelo que utilizava a receita tradicional de 1 litro de leite com 1 iogurte que colocava nos copinhos da iogurteira que já tem muitos e muitos anos. Era a receita que a minha mãe também fazia nos anos 80(?) na altura em que fazer iogurtes me casa era comum, e as iogurteiras faziam parte dos eletrodomésticos quase essenciais.

Lembro-me de ter retomado este hábito já adolescente e, mais tarde já com este blogue voltei também a fazê-los de forma regular(podem ver a receita aqui:        )

Entretanto deixei quase de fazer iogurtes em casa. Para quem como eu prefere iogurtes naturais, mal compensa fazê-los em casa, e confesso que me deixei disso. Até ao dia que a Susana do “No Soup for You” publicou uma receita de iogurtes caseiros que não necessitam de iogurteira, e são preparados com leite do dia gordo.

A diferença para os iogurtes de compra é enorme, e ando novamente numa de fazer iogurtes regularmente. Adoro mesmo esta receita, e acho que todos devem experimentar fazer. O melhor mesmo é nem necessitarem de iogurteira!

Gosto particularmente de comer este iogurte ao pequeno almoço ou lanche da tarde, com mirtilos, framboesas, morangos ou banana, um pouco de granola ou muesli caseiro e um toque de mel. Fica a sugestão.

Obrigada pela receita Susana!


Ingredientes para cerca de 1 litro de iogurte:

(receita original aqui: http://nosoup-foryou.blogspot.pt/2015/09/iogurte-natural-solido-e-liquido-dicas.html)


1l de leite gordo do dia (uso Vigor)

1 colher de sopa de iogurte natural (ou 1 colher de sopa de iogurte caseiro preparado anteriormente)


Preparação:


Aqueça o leite até 50ºC. (Se não tem um termómetro, teste a temperatura do leite com o dedo. Tem de estar bem quente, mas de modo a que aguente ter o dedo no leite quente.Caso aqueça demais, basta aguardar que arrefeça novamente até essa temperatura. Se tiver uma bimby ou outro robot do género, utilize o controle de temperatura para ter o leite à temperatura desejada.) 

Acrescente a colher de sopa de iogurte e misture bem. 

Deite o preparado num frasco de vidro grande ou nos copos da iogurteira ou ainda em garrafinhas e deixe fermentar entre 8 a 12 horas, caso queira iogurte liquido ou sólido. 

Pode preparar os iogurtes na iogurteira, mas para fermentar sem iogurteira – como tenho feito, coloque água a ferver dentro dos recipientes onde vai colocar o iogurte para que ao colocar a mistura no frasco, este esteja morno.

Deixe a água no frasco alguns minutos, enquanto aquece o leite prepara a mistura e deite depois fora a água e encha com a mistura de iogurte. 

Embrulhe o frasco numa manta polar e coloque dentro do forno que pré aqueceu a 60ºC e que depois desligou. Ou então embrulhe na manta polar juntamente com um saco de água quente e deixe num local fechado a fermentar as 8 a 12 horas – consoante queira iogurte líquido ou sólido.

Depois de fermentar, coloque no frigorífico e consuma quando estiver fresco. 


Bom Apetite!

23 respostas

  1. Nunca tive iogurteira e é assim que faço há anos. Até tenho uma manta polar para embrulhar que é só dos iogurtes 🙂
    Quando quero um iogurte mais ao estilo grego, depois de fazer este ponho-o a escorrer num filtro de café por umas horas. Fica uma maravilha, sem a gordura 😉

    1. Você disse exatamente TUDO o que eu ia dizer. Nunca tive iogurteira e também faço o "grego".
      Aliás, faço todos os dias o Kefir, que certamente vcs. conhecem.

  2. Aqui está uma boa receita para colocar em prática. Quando era pequena, a minha mãe fazia iogurtes em casa (era muito normal nos anos 80, e havia uma senhora que fermentava o leite com uma espécie de "fungo" que mais parecia um pedaço de coral, o famoso kefir de hoje, e que de vez em quando dava uma parte do mesmo). Por motivos vários, nunca mais voltaram a ser feitos. Já ando à bastante tempo para experimentar, mas é quase nunca encontro as iogurteiras à venda. Agora desta forma, vai ser mais fácil experimentar fazer iogurtes, e as ideias já começam a aparecer! Um grande beijinho, Sara Oliveira

  3. Olá Joana
    As receitas que eu conheço têm leite em pó, o que encarece os iogurtes e obriga a ter este ingrediente em casa.
    Agradeço muito que tenha colocado esta receita e vou experimentar já no fim de semana.
    🙂
    Catarina

  4. Eu sempre fiz iogurtes apenas com a iogurteira, depois deixei de os fazer e agora ao ver esta receita, fiquei com vontade de retomar, tenho de experimentar …

    Guloso qb

  5. Que engraçado, sou super fã de fazer iogurtes em casa mas nunca fiz com leite do dia… já fiz com e sem a iogurteira, sem a iogurteira acho que ficam mais cremosos (não sei se é panca minha, mas parece!).
    Vou experimentar e depois logo conto como ficaram 😉 obrigada pela partilha.
    Beijinhos
    Bruna
    http://acucarsal.blogspot.pt/

  6. Eu uso leite desnatado (magro) e dá super certo. Nunca tive iogurteira. Faço Kefir diariamente há mais de 10 anos. Saúde não tem preço.

  7. Olá Joana.
    Tenho uma dúvida relativa a iogurtes caseiros, não sei se poderá ajudar.
    Cá em casa só se usa leite de soja, temos iogurteira, mas não sei se poderei adaptar as receitas de iogurtes com leite de vaca sem qualquer alteração.
    Obrigada

    1. Nádia, ja fiz uma vez e não gostei. Ficaram mais líquidos do que com leite normal e sinceramente não fiquei fã, não voltei a fazer. Ja vi uma receita num blog vegetariano cuja receita levava também agar agar, para precisamente dar cremosidade mas nunca fiz. Se quiser, posso pesquisar e por aqui o link.

  8. Que bom que experimentaste e gostaste, Joana!
    É super prático e realmente com um leite de qualidade obtemos um iogurte muito mais saboroso que os de compra.
    Tal como tu, cá em casa adoramos comê-lo ao pequeno almoço com fruta, granola e mel 😉
    Um beijinho.

  9. Esta é também a receita de iogurte cá de casa, desde que a Susana Gomes a publicou. Inicialmente fazia a primeira receita da Susana, depois a Joana publicou a sua receita de iogurtes e passei a utilizar a sua mas juntando o leite em pó pois achava que só assim obteria um iogurte espesso como gosto. Entretanto a Susana publicou esta receita, experimentei e agora não quero outra. Acho que o leite do dia faz toda a diferença. Eu utilizo a iogurteira por uma questão prática: os iogurtes ficam já devidamente guardados nos frascos prontos para colocar na lancheira. Tanto o meu marido como eu levamos para o trabalho acompanhado pela sua Granola com manteiga de amendoim e azeite. Beijinhos

  10. Eu também deixei de usar a iogurteira (comprada há uns 20 anos, já parti a maioria dos frascos).
    Misturo o leite e o iogurte e coloco num termos, onde fica durante a noite. Depois verto para um recipiente de vidro e coloco no frigorífico.

  11. Herdei a iogurteira da minha mãe e uso-a pelo menos 1 vez por semana, pois os iogurtes desaparecem num ápice!
    A diferença da "minha" receita é que para 1 litro de leite uso 1 copinho de iogurte.
    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *