Ando numa de tartes. Depois de imenso tempo sem as fazer a não ser para alguma festa ou lanche ajantarado, ultimamente têm-me apetecido mais vezes, e acho que são mesmo uma combinação perfeita para os dias mais quentes, acompanhadas por uma bela salada.
Também tenho optado sempre por fazer a massa em casa, e reconheço que fica muito melhor e que torna a tarte muito mais apetitosa.
Claro que a receita não tem de ser feita com massa preparada em casa e sintam-se à vontade para usar massas de compra refrigeradas.
Desta vez o recheio foi de salmão, com muitos legumes à mistura, para ajudar a gastar o que tem vindo da horta.
Uma refeição completa que todos gostamos e que pose ser preparada com alguma antecedência e até congelada para saborear em dias com menos vagares na cozinha.
Ingredientes para 2 a 3 pessoas (uma tarte pequena):
2 postas ou lombos pequenos de salmão
1 alho francês
1/2 pimento verde em tirinhas
4 folhas de acelgas ou uma mão cheia de espinafres
14 tomates cereja
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
2 ovos + 100ml de leite
1 receita desta massa – ou 1 rolo de massa quebrada de compra
Preparação:
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa preparada ou de compra e pique-a com um garfo. Leve depois a massa ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar 10 minutos. Isto previne que a massa não fique mal cozida, o que acontece com algumas vezes quando se fazem tartes ou quiches.
Entretanto prepare o recheio. Tempere as postas de salmão ou os lombos com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão.
Numa frigideira cozinhe o salmão uns minutos de ambos os lados e, sem acrescentar gordura, e retire-o de seguida. Limpe-o depois, de peles e espinhas – caso use postas – e desfaça-o em lascas. Reserve.
Corte o alho francês em rodelas finas e lave-o bem para limpar todas as impurezas.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente o alho francês, deixando-o cozinhar. Acrescente depois o salmão em lascas, os tomates cereja cortados ao meio, as acelgas ou espinafres cortados grosseiramente e o pimento em tirinhas. Retifique de sal e pimenta e deixe saltear uns minutos. Reserve.
Coloque esta mistura de salmão e legumes sobre a massa de tarte espalhando bem.
Entretanto bata os ovos com o leite e tempere com um pouco de sal e pimenta e verta cuidadosamente sobre o recheio de salmão.
Leve a tarte novamente ao forno e deixe cozinhar cerca de 25 minutos até o recheio estar firme e a massa totalmente cozinhada.
Sirva morna ou depois de fria com uma salada.
Bom Apetite!
10 respostas
Mas que belo aspeto tem, adoro a cor e deve ser mesmo uma delicia…bjokitas
Mas que bela tarte! Pessoalmente, acho-as muito práticas, pois podem ser uma refeição ligeira em casa acompanhada de uma sopa ou salada, podem ser congeladas (depois de cozinhas e frias), e podem ser servidas em piqueniques. São versáteis, uma vez que seu recheio é conforme o que tivermos em casa. O mesmo aplicando-se à massa que que pode ser caseira ou de compra (depende do nosso tempo disponível). Gosto desta sugestão, e possivelmente irá ser feita com pescada (ou bacalhau) em vez do salmão. Como a qualquer momento, o pequeno António estará prestes a sair do seu "forno", aproveite para descansar. Um grande beijinho, Sara Oliveira
Que tarte deliciosa,..
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Essa tarte ficou com óptimo aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/09/festa-regresso-as-aulas-e-um-mix-de.html
Que bom aspecto! Tenho de experimentar! 🙂
Por acaso, tb tenho andado a (re)descobrir as tartes, tanto doces como salgadas, como pratos mt versáteis e saborosos 🙂 E fica uma refeição completa, tudo no mesmo sítio 🙂 Bjinhos.
Este comentário foi removido pelo autor.
Belo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Aprovadíssimo!! Foi o almoço de hoje 🙂
Joana para congelar a tarte leva ao forno e depois congela ou congela e só dps a cozinha? Beijos