Tarte de Espinafres e Tomate


Com receio de me tornar repetitiva, fica mais uma receita deliciosa, preparada com os ingredientes que existem cá em casa.

Espinafres e tomatinhos da horta, e uma tarte salgada de sabor delicado, que tanto pode servir como refeição principal, como entrada num almoço e jantar ao ar livre.

Apesar de na maioria das vezes usar massas refrigeradas de compra vale a pena fazer a nossa massa. A diferença de sabor é imensa.

Esta receita de massa é muito simples de fazer, bata um qualquer robot de cozinha com função de picar, e em segundos a massa está pronta. O sabor amanteigado e a textura da massa bate em pontos as versões de compra. Depois disso, nem sei porque sou sempre tão preguiçosa para fazer a minha própria massa, e acabo a usar as variedades de compra….

Aqui fica mais uma sugestão colorida e cheia de legumes para uma refeição diferente.


Ingredientes para 1 tarte pequena:


Massa:

150g de farinha

60g de manteiga fria

30ml de água

sal q.b.


Recheio:

150g de espinafres

125g de tomate cereja

100g de queijo mozarella

100ml de leite

2 ovos

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


No robot de cozinha junte todos os ingredientes para a massa e misture até a mistura se começar a desprender das paredes e a formar uma espécie de bola.

Retire a massa e com a ajuda do rolo da massa estenda-a e forre uma tarteira de fundo amovível. Pique a base com um garfo e leve ao frigorífico até necessitar. (Se não quiser fazer a sua própria massa, use a massa refrigerada pronta a usar, que se vende em qualquer supermercado!)

Para o recheio, leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Acrescente os espinafres, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe saltear até que murchem. Retire e deixe arrefecer antes de usar.

Depois de frios, coloque-os no fundo da tarteira previamente preparada. Corte depois os tomates cereja ao meio e junte-os ao espinafres e cubra com o queijo mozarella.

Numa taça bata os ovos com o leite e tempere a gosto de sal e pimenta. Verta cuidadosamente a mistura sobre a tarte, enchendo bem, e leve ao forno previamente aquecid a 180ºC durante cerca de 40 minutos, até a tarte estar dourada e a massa cozinhada.

Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.

Sirva morna ou fria.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Aqui está uma bela ideia para uma refeição ou piquenique! Não acho que esteja a tornar-se repetitiva, por estar a usar os legumes da sua horta. Temos que aproveitar os legumes da época, quando estão cheios de sabor. E realmente a massa feita em casa não tem nada a ver com a de compra (não refiro a massa folhada, porque essa é demorada pelo tempo de refrigeração e um pouco trabalhosa), mas esta pode ser uma solução rápida para quem não tem muito tempo. Venham mais ideias cheias de sabor e com os aromas da estação. Relativamente ao cansaço que está a sentir, é normal não só da gravidez como da própria agitação da mudança, e do próprio dia-a-dia. Vá com calma e descanse, pois a nossa "máquina" também precisa de repousar um pouco para funcionar em pleno. Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Joana, tenho uma dúvida: posso fazer a massa de véspera e deixá-la no frigorífico durante a noite até cozinhá-la na manhã seguinte? Thanks 🙂 Bjinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *