O caril de ovos não é novidade aqui por casa. Desta vez, com batatas doce coloridas e os espinafres que vieram da horta, a ideia de caril, para a uma das nossas refeições sem carne ou peixe da semana ganhou forma muito rapidamente.
Porque não ter carne ou peixe numa refeição, não é comer saladas e legumes sem sabor. Pelo contrário. É tentar encontrar outros sabores, novos sabores, com esses mesmo legumes e hortícolas. Porque as batatas deixam de ser secundarias e passam a ter honras de papel principal, assim como os espinafres e com a ajuda dos ovos caseiros. Parece que ganham outro interesse e outra dimensão. E nós descobrimos que afinal a carne e o peixe de todos os dias não nos fazem assim tanta falta.
Esta “aventura” em fazer refeições deste género uma ou duas vezes por semana, mas que sejam tão satisfatórias a todos os níveis como as refeições com carne e peixe, tem sido uma agradável descoberta. Sem necessitar de ter ou usar ingredientes muito diferentes dos que utilizamos diariamente.
Espero que se aventurem neste caril de ovos e batata doce e depois digam de vossa justiça!
(E porque ao fazer esta receita só me lembrava do meu amigo Luís, das nossas conversas sobre comida indiana, e do seu gosto especial por caril de ovos.)
Ingredientes para 2 pessoas:
2 ovos
2 batatas doces (eu usei batata doce laranja e roxa, mas é indiferente a variedade que usam)
100g de espinafres
1 cebola grande
1 molho de coentros frescos
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de chá de caril em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
150ml de leite de coco
sal q.b.
Preparação:
Descasque as batatas, corte-as em cubos e coza-as em água temperada de sal, juntamente com os ovos.
Entretanto pique finamente a cebola e leve-a ao lume com o azeite. Acrescente o caril em pó e o gengibre e deixe cozinhar até as especiarias libertarem os seus aromas – se necessário junte um pouco de água durante este processo, para que as especiarias não se agarrem ao tacho.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas escorra-as bem e acrescente à mistura de cebola e especiarias envolvendo bem. Junte também os espinafres e acrescente o leite de coco. Envolva bem e retifique de sal.
Entretanto descasque os ovos e corte-os ao meio. Junte-os ao caril assim que os espinafres estiverem cozinhados e deixe ferver em lume brando mais um ou dois minutos.
Antes de servir polvilhe com coentros frescos picados grosseiramente e acompanhe com pão naan.
Bom Apetite!
2 respostas
Mas que bela surpresa… um "arco-íris" bem aromático no prato! Não conhecia o caril de ovos e nunca vi a batata-doce roxa à venda (compro a normal, e encontro a laranja num supermercado biológico em Lisboa). Há tantas coisas para comer (legumes, leguminosas, arroz, massa, grãos de cereais, ovos), sem ser carne e peixe, e que podem ser preparados de diversas formas, permitindo variar na alimentação sem cair na monotonia. E também convém ter um espírito de "aventura" e uma mente aberta, para experimentar algo diferente! Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Foi uma surpresa abrir a batata doce e descobrir que era a variedade roxa.
Não dizia nada, só que era batata doce.
Quanto ao caril de ovos é usual em algumas partes da índia, como Goa, por exemplo.
Um beijinho,
Joana