Chow Mein de Legumes


As refeições sem carne ou peixe continuam a ser preparadas aqui por casa.

É um exercício de que gosto muito, este de fazer uma refeição sem carne ou peixe, mas principalmente de encontrar receitas realmente atrativas e cheias de sabor, das quais nem nos lembramos que não estamos a comer carne ou peixe. E, se procurarmos há realmente muitas receitas interessantes que valem a pena ser experimentadas.

Esta foi uma das últimas e, é tão cheia de sabor que nem sentimos a falta da carne ou do peixe. E é também uma boa maneira de terminar os legumes que estão no frigorífico, uma vez que podem juntar qualquer legume ao salteado, desde couve em juliana a cenoura ralada, pimento ou cogumelos, beringela ou curgete em cubinhos.

Fazer uma ou duas refeições por semana sem carne ou peixe é uma boa forma de controlar a quantidade (e normalmente o excesso) de proteínas que consumimos, e também uma forma de conseguirmos controlar o nosso orçamento. Permite fazer refeições com poucas coisas e “limpar” o frigorifico. Haja uns legumes (frescos ou congelados), um pouco de massa ou de arroz ou folhas verdes, ovos, umas especiarias e certamente que há jantar na mesa.

Se ainda não instituíram o vosso dia “meat-free” acho que devem começar a pensar nisso!


E para as meninas do Porto e Arredores, haverá também alguns workshops no Porto, na Marques Soares, na iniciativa Moda Up, de 10 de Abril a 9 de Maio, entre os quais de culinária, onde estarei presente. Dias 23 e 30 de Abril e 7 de Maio. Descubram mais informações no folheto abaixo.



Ingredientes para 2 pessoas:


125g de massa chinesa (noodles com ovo)

50g de ervilhas de quebrar

1 cebola pequena

1/2 pimento vermelho

6 cogumelos 

1 dente de alho

1 colher de café de gengibre fresco ralado

sal q.b.

1 colher de sopa de azeite

4 colheres de sopa de molho de soja

2 colheres de sopa de óleo de sésamo tostado


Preparação:


Prepare os legumes. Corte a cebola em meias luas finas, lamine os cogumelos, retire o fio às ervilhas e corte-as em pequenos pedaços na diagonal e corte o pimento em tiras finas e pequenas.

Leve uma frigideira ao lume com o azeite e deixe aquecer. Acrescente os legumes, o gengibre e o alho picado e deixe saltear até que os legumes comecem a ficar murchos mas mantenham a sua textura e continuem crocantes. Tempere com 2 colheres de sopa de molho de soja e envolva bem. (Se achar necessário tempere também com uma pitada de sal!)

Entretanto cozinhe os noodles de acordo com as instruções da embalagem e até que estejam  cozinhados. Escorra-os bem e envolva-os nos legumes salteados. Tempere com o restante molho de soja e com o óleo de sésamo tostado e envolva bem.

Sirva de imediato com mais molho de soja para quem desejar poder acrescentar ao seu prato.


Bom Apetite!

12 respostas

  1. É cada vez mais importante repensar o nosso consumo de proteína animal, bem como a sua origem e tratamento. Começar devagar e equilibradamente é uma óptima maneira 🙂
    Adoro pratos de inspiração oriental, trazem-me memórias muito felizes.
    A Cozinha da Ovelha Negra

    1. Ovelha Negra,

      Não custa nada evitar a proteína animal uma ou duas vezes por semana. E é até bastante engraçado descobrir receitas saborosas sem carne ou peixe.
      Um beijinho,
      Joana

  2. Mais uma bela ideia para uma refeição diferente, com vegetais, e que faz viajar um pouco. Realmente, o fim de semana foi produtivo, fruto do esquecimento de comprar pão e da necessidade de ocupar o tempo em que a massa esteve a levedar. Afinal, o forno tinha que ser pré-aquecido! E os 10 minutos a amassar o pão integral foram um bom exercício. As bolachas são muito boas, tanto que refiz a receita na mesma semana (o que não é muito normal!). Fiz algo parecido, com frango, pimento, milho (porque o frango era pouco), um toque de molho de soja, e temos algo diferente. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    1. Sara,
      Aqui em casa adoramos massa chinesa e comemos esta versão, sem carne ou peixe, sem sequer nos lembrarmos disso.
      Eu pessoalmente também adoro passar o fim de semana na cozinha. Pena é que agora nem sempre tenho tanta vontade, porque também já me começo a sentir um pouquinho mais cansada.
      Um beijinho,
      Joana

    1. Obrigada Anjo de mel.
      Tenho a certeza de que irias gostar. Ficou bastante saboroso e nem se dá pela falta de carne ou peixe.
      Um beijinho,
      Joana

  3. Muito bom aspecto e excelente sugestão para um jantar menos pesado! Parabéns pelo seu blog e obrigada pela partilha de tantas delícias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *