Há dias em que o tempo de fazer o jantar e de ir para a mesa é curto para fotografias mais interessantes. Ando a tentar melhorar as minhas fotos aqui no blogue, porque os olhos também comem, e acho que até andam mais apelativas. Mas há receitas que são mais difíceis de fotografar, e a juntar a isso tudo ter criança e marido à espera para jantar enquanto se ajustam adereços, luz e afins (e a comida a arrefecer), faz com que receitas deliciosas, simples e originais como esta, se percam em fotos menos bonitas…
Com isto quero dizer que não devem deixar de experimentar, apesar de a imagem não ser apelativa o suficiente.
Uma receita tão cheia de sabor que adaptei de uma receita da Donna Hay para acabar com os restos de um arroz de brócolos que tinha sobrado de uma refeição anterior.
Até fiz um mini-papelote para o Zé Maria – só não lhe juntei a malagueta e o leite de coco – e ele comeu quase tudo.
E relembro ainda os workshops de Cabazes de Natal:
Em Coimbra o workshop já se encontra esgotado, mas e houver mais interessados e caso se justifique podemos tentar encontrar outra data.
No Porto será nos Workshops pop-up, na Rua do Almada dia 29 ou 30 de Novembro, pelas 15h e poderão inscrever-se ou informar-se através de info@workshops-popup.com)
Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de Donna Hay “Fresh and Light”, página 101)
1 chávena de sobras de arroz cozinhado (usei arroz de brócolos)
2 lombinhos de salmão (usei do selvagem)
1 malagueta vermelha tipo chilli
1 lima
sal q.b.
coentros frescos q.b.
6 colheres de sopa de leite de coco
Preparação:
Corte dois pedaços de papel vegetal ou de alumínio – com tamanho suficientemente grande para depois embrulhar bem o peixe.
No centro de cada um dos papelotes coloque o arroz. Sobre o arroz coloque um lombinho de salmão e tempere com uma pitada de sal, raspa de lima e com a malagueta previamente cortada em juliana fina. Coloque também um pouco de coentros frescos picados e termine com 3 colheres de sopa de leite de coco em cada um dos papelotes.
Feche cuidadosamente para não entornar nada e de modo a que o vapor não saia, e coloque os papelotes num tabuleiro que possa ir ao forno.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 a 20 minutos.
Retire do forno e desembrulhe cuidadosamente para não se queimar e polvilhe com um pouco mais de coentros frescos.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
16 respostas
Já experimentou com outro tipo de peixe?
http://soprosdopensamento.blogspot.pt/
Sopros do Pensamento,
Também fica bom com filetes de pescada ou qq outro peixe sem espinhas.
Um beijinho,
Joana
Obrigada pela sugestão!
Prefiro de facto os filetes de pescada. 🙂
http://soprosdopensamento.blogspot.pt/
De nada! 🙂
É tão bonito ver o seu pequenito comer comida de gente grande! Ás vezes faço uma coisa parecida, com filetes de pescada, batata (normal ou doce) e azeitonas (poucas), um fio de azeite e vinho branco, vi esta ideia num programa do Bill Granger. Outras vezes parece uma caldeirada no papelote. É uma forma diferente de fazer os filetes. Mas é raro usar leite de coco, pois tenho que abrir a lata ou pacote para usar uma pequena quantidade, ficando com o resto por utilizar. Um grande beijinho, Sara Oliveira
Sara,
Há uns pacotinhos de 200ml de leite de coco perfeitos para estas receitas. E além disso, pode sempre congelar o leite de coco que sobra e descongelar depois para usar normalmente em qq outra receita. Faço isso com frequência.
Um beijinho,
Joana
Vou experimentar!
Nos últimos tempos já experimentei duas receitas suas com leite de coco, a última delas das migas de bacalhau, e adorei!
Ana Tavares
Ana,
Experimente e depois venha cá contar.
Um beijinho,
Joana
Bom dia. Sou uma apreciadora do seu trabalho e gostava imenso de participar no workshop de Coimbra. Não me inscrevi por não poder na data agendada, mas gostava imenso que houvesse outra para me poder inscrever! Caso aconteça, por favor informe o quanto antes para ver se dessa vez consigo! 🙂
Olá!
Obrigada pelas suas palavras.
Se vier a acontecer outro workshop em Coimbra, avisarei de imediato no blogue.
Um beijinho,
Joana
Tão fofinho o teu Zé 🙂 Infelizmente, ñ gosto mesmo de salmão, mas ñ podia deixar de ver esta fofura a comer o seu peixinho e ñ dizer nada 🙂 Bjinhos!
Anjo- de-Mel,
Podes experimentar com qq outro peixe que também fica bom.
Um beijinho,
Joana
– Eu acho bem apelativas as tuas fotografias ! Muitas delas fazem me querer experimentar logo a seguir. 🙂
Obrigada Marcia!!
Um beijinho,
Joana
optima sugestão!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada Susana,
Um beijinho,
Joana