Carne de Vaca com Molho de Mel, Gengibre e Malagueta

Ainda do jantar de ementa afrodisíaca com os amigos Rita e JP. Um prato de carne de inspiração oriental – os ingredientes afrodisíacos assim o ditaram – que foi muito apreciado. Não é para me gabar, mas estava realmente muito bom e diferente, para além de visualmente ter ficado muito bonito. (A foto não é das melhores, mas nem sempre é possível perder muito tempo a tirar fotos com os convidados na mesa à espera da comida, e nem sempre são receitas que permitem uma sessão fotográfica!)

A receita é incrivelmente fácil, e desde que a carne usada seja de qualidade – o que realmente interessa – é uma receita para agradar a quase todos os que gostam de variar e arriscar um bocadinho em sabores diferentes.

Acho que é mesmo uma excelente receita para jantares de amigos e festas, porque não necessita de grande tempo de preparação, faz-se quase sozinha e tem um pouco de “wow factor”.

Espero que gostem tato como os meus amigos gostaram!

Ingredientes para 6 pessoas:

1,5kg de lombo de vaca (ou outra parte boa para assar – perguntem no talho)

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

Molho de Mel Gengibre e Malagueta

3 colheres de sopa de mel

1 malagueta vermelha tipo chilli

2 “spring onions” (ou rama de cebola)

1 pedaço de gengibre do tamanho de um polegar

2 limas

sal q.b.

azeite q.b.

1 molhinhos de coentros frescos

50g de amendoins torrados

Preparação:

Tempere a carne com sal e pimenta e leve-a a lourar uma frigideira grande ou num tabuleiro, com um pouco de azeite, de modo a que foque selada e caramelizada de todos os lados.

Coloque depois a carne num tabuleiro que vá ao forno, cubra com papel vegetal, e leve a assar no forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos. Retire do forno e deixe-a repousar mantendo-a tapada. (De acordo com a “grossura” da peça de carne que for utilizar poderá necessitar de mais ou menos tempo. A carne deverá sempre repousar fora do forno no mínimo 15 minutos e não deverá ficar demasiado passada).

Entretanto prepare o molho. Numa taça coloque a malagueta em juliana fitinha, os spring onions, o gengibre também cortado numa juliana fitinha. Junte depois o mel, o sumo das limas e cerca de 3 colheres de sopa de azeite. Tempere com um pouco de sal e, se achar demasiado ácido, ou demasiado doce, ajuste com um pouco mais de mel ou de sumo de lima.

Depois da carne ter repousado, corte-a em fatias o mais finas que conseguir (e o facto de a carne ter repousado vai permitir que seja mais fácil de fatiar, e não vai perder todos os seus sucos).

Disponha a carne numa travessa ou prato de servir e regue-a com o molho que reparou.

Termine polvilhando com os coentros picados e os amendoins também picados.

Sirva com arroz basmati soltinho decorado com bagos de romã.

Bom Apetite!

8 respostas

  1. Boa noite, eu sou super fa dos seus blogs e amei os seus livros.
    Preciso da sua ajuda, ha muitos anos atras a minha mae fez um pudim de Natal que levava frutos cristalizados e um licor qualquer, mas entretanto perdeu essa mesma receita.
    Por acaso nao conhece nenhuma receita de pudim de Natal? Gostaria imenso de fazer uma surpresa a minha mae.
    Obrigada por toda a inspiracao que trouxe a minha vida.
    Bjs.

    1. Ana,

      Obrigada pelas suas palavras.
      Quanto ao Pudim de Natal, não tenho nenhuma receita. Mas aconselho a que faça uma pesquisa pelo google, pode ser que encontre a receita ou alguma semelhante.

      Um beijinho,
      Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *