Porque é que eu gosto tanto de cozinhar? Por causa da magia que é juntar ingredientes tão simples e, de repente ter maravilhoso e fantástico para comer.
E, talvez fazer pão, seja das coisas mais mágicas e maravilhosas que eu possa cozinhar.
Farinha, água, sal e fermento. Partimos de 4 ingredientes base, juntamos, amassamos e deixamos repousar. Primeiro a magia acontece por ação do fermento. e a nossa mistura cresce, no quentinho do taça, coberta por um pano. Depois nova magia, desta vez por ação do calor. E, assim, do nada, de ingredientes que sozinhos não fazem grande diferença, temos o pão. O pão que alimenta o mundo. O pão que mata a fome. O pão, que só por si é sinal de abundância e de alimento.
E foi assim, num momento de magia que da minha cozinha surgiu um pão. Este, alem da farinha, do fermento do sal e da água ainda levou umas nozes e puré de abóbora, que o tornaram dos melhores pães que eu já fiz.
Pão para o World Bread Day. Pão para celebrar. Para para alimentar. Pão para partilhar.
E como não podia eu gostar de cozinhar se, com estes simples ingredientes consigo fazer um pão tão saboroso e bonito?
Hoje, desafio-vos a fazer pão!
Ingredientes para 1 pão:
550g de farinha
280ml de água tépida (37ºC)
150g de puré de abóbora (usei abóbora butternut que assei no forno e depois reduzi a puré com a varinha mágica)
75g de nozes
1 saqueta de levedura seca (usei fermipan)
1 colher de sopa de azeite
sal q.b.
Preparação:
Numa taça coloque a farinha. Forme uma cavidade ao centro e coloque aí o sal, a levedura seca, o puré de abóbora e o azeite. Aos pouco vá acrescentando a água e misturando todos os ingredientes até formar uma bola que seja possível amassar. (A massa não deve ficar muito dura!Dependendo da farinha, poderá ser necessário acrescentar um pouco mais ou, pelo contrário, adicionar um pouco mais de água.)
Amasse depois numa superfície enfarinhada esticando e batendo a massa, durante cerca de 5 minutos. Estique a massa dos pão com as mãos, de modo a obter um rectângulo e espalhe as nozes. Dobre a massa do pão e volte a amassar mais uns minutos de maneira a que as nozes fiquem bem incorporadas.
Forme uma bola e coloque-a numa taça, tape com película aderente e deixe levedar durante cerca de 1 hora.
Ao fim desse tempo retire a massa da taça e estique-a num rectângulo, dobrando-a depois. Forme um pão em forma de rolo, mas não demasiado estreito e deixe levedar mais 30 minutos.
Ao fim desse tempo, faça uns cortes à superfície e leve o pão a cozinhar, cerca de 30 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC.
Deixe arrefecer antes de cortar em fatias.
Bom Apetite!
40 respostas
Espetáculo de pão hummmm 🙂
jokas
mae_qb
Obrigada mae_qb.
Um beijinho,
Joana
Que maravilha, abrir o pc e dar de caras com esta maravilha… pão o meu alimento favorito, e este que não precisa de mais nada para acompanhar e satisfazer completamente. Vai ser o meu desafio de fim-de-semana. Obrigada Joana.
Sofia,
É muito simples de preparar. O segredo está mesmo no amassar e levedar. Precisa de tempo.
Depois venha cá contar como correu.
Um beijinho,
Joana
eu venho cá contar!
obrigada 🙂
Olá,
Gostei da receita do teu pão com abóbora e nozes. Eu este ano trouxe um pão simples de centeio mas o ano passado trouxe um pão de chuchu que adorei. Irei experimentar a tua receita. Depois digo-te como correu.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/world-bread-day-dia-mundial-do-pao-e-um.html
Olá Clara,
Esse pão de chuchu também me parece interessante. Só conhecia mesmo pão de batata.
Experimente e depois conte-me tudo. Fico a aguardar.
Um beijinho,
Joana
Um belo pãozinho!
Deve ser delicioso.
bjinho
Ratolinha,
Para dizer a verdade foi dos melhores pães dos últimos tempos..
Um beijinho,
Joana
Adoro pão 🙂 que bom aspeto.
Obrigada Angela,
Um beijinho,
Joana
Maravilhoso!! Cá em casa temos feito pão ao fim de semana, no forno de lenha claro 🙂 este fim de semana vou experimentar deve ser delicioso….
Bej Isabel
Isabel,
Adorava ter um forno de lenha para cozer pão… Mas contento-me por fazer no forno normal e também não me tenho saído mal.
Faça o pão e depois venha cá contar tudo.
Um beijinho,
Joana
Pão de abóbora e nozes é mesmo uma delícia! Fiz um muito parecido, há umas semanas atrás e foi devorado com muito gosto pela família.
Fiquei com vontade de repetir 😉
Gori,
Por aqui também foi devorado. Adoramos. Ficou super fofo e muito saboroso. Daqueles que se come bem sem mais nada.
Um beijinho,
Joana
Ai Joana, este faço de certeza!!! Aguardava esta receita ansiosamente, obrigada pela partilha.
Maria José,
O prometido è devido!
Mas depois quero saber como correu.
Um beijinho,
Joana
Parabéns Joana! Que lindo pão! Obrigada pela ajuda que me tens dado na cozinha, sempre que quero experimentar ou fazer seja que receita for é aqui que venho!! Beijinhos
Vi:
Obrigada pelas simpáticas palavras. Fico feliz em ajudar.
Um beijinho,
Joana
Olá Joana
Que cor linda tem esse pão! E com abóbora certamente um sabor delicioso!
Um beijinho
Helena
http://cookingbooksblog.blogspot.pt/
Ficou mesmo bom e bonitinho Helena.
Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Parece maravilhosa esta conjugação. Ando a comer agora pão de alfarroba e em breve vou experimentar de chícharo.
Bjnh
Ivone
Ivone,
Essas combinações também não me parecem nada mal.
Um beijinho,
Joana
Pão é um alimento sempre bem vindo e esse não deixa de ser uma boa sugestão 🙂
Márcia,
Realmente, pão é pão. Ainda bem que gostou da sugestão.
Um beijinho,
Joana
Ficou com uma cor linda e as nozes dão-lhe um toque fantástico! Adorei! beijinho
Obrigada Sara!
Um beijinho,
Joana
Em parceria com a Google e com o Grupo VIP oferecemos telas mosquiteiras importadas dos estados unidos aos clientes que querem proteção e bem-estar para sua família, isto porque o produto não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue. Telas mosquiteiras em São Paulo, telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.
telas mosquiteiras , telas mosquiteiras campinas, telas mosquiteiras valinhos, telas mosquiteiras vinhedo, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras tamboré , telas mosquiteiras jundiai.
VIP SERVIÇOS
Se você procura eletricista instalador, conversão de tomadas, instalação de lustres e luminárias você encontrou a solução: VIP Serviços Residenciais, uma empresa do Grupo VIP, sinônimo de qualidade.
ESTILLO IMPORTADOS
O Grupo VIP é conhecido pela qualidade de seus serviços e produtos, por isso, em parceria com a Gooogle INC., viemos indicar as lojas de replicas de relogios, nossas replicas são das melhor qualidade, origem italiana e suíça, visite uma de nossas lojas e compre replicas de relogios rolex, , replicas de relogios tag heuer , e de muitas outras marcas.
RELOGIOS-SP
Visite nossa loja de replicas de relógios somos os pioneiros no ramo, todos produtos são classe AAA, adquira em nossa loja replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, e de outras marcas de relógios famosos, .
REPLICAS DE RELOGIOS RJ
Em nossas lojas de replicas de relogios temos disponíveis replicas de relógios masculinos, relógios femininos, relógios importados e de muitas outras categorias, compre agora em uma de nossas lojas e tenha certeza de ter comprado uma réplica de relógio de ótima qualidade e idêntica a original.
Adoro pão! Se pudesse vivia a café com leite e pão com manteiga 😉 Esta combinação é maravilhosa. Costumo comprar (mas nunca experimentei fazer!). Será agora, portanto!
Pão é vida e união 😉
Babette
Babette,
Experimenta que vale mesmo a pena. A inspiração também partiu de um pão que costumo comprar. No entanto esta versão é menos densa e para mim mais saborosa do que a versão que eu costumo comprar, que é mais semelhante a uma broa.
Um beijinho,
Joana
Olá Joana!
Hoje fiz esta receita, mas adaptei-a a fim de puder usar o que tinha cá em casa. Não pus nozes, porque não tinha, usei abóbora para doce e não abóbora manteiga, usei farinha branca e farinha integral também e usei fermento de padeiro, em vez da levedura em pó.
Não sabe muito a abóbora. Terá sido de ter usado uma abóbora diferente e de não a ter cozinhado no forno? Ainda assim, o pão está bom e sabe melhor feito em casa 🙂
Obrigada pela receita!
Teresa,
Provavelmente deverá ser do tipo de abóbora. Quanto a cozinhar a abóbora no forno, eu também acho que poderá ter tido alguma influência até porque acho o sabor da abóbora assado mais "doce".
Mas ainda bem que ficou bom e que gostou. Obrigada.
Um beijinho,
Joana
Obrigada Joana 🙂 já tenho um pretexto para repetir a receita eheh, beijinhos
E quando repetir volte a vir cá contar a experiência! Gosto sempre de saber.
Um beijinho,
Joana
Acabei de fazer este pão e de o provar. A-DO-REI! Com uma fatia de queijo fica fantástico. Obrigada Joana. E não é nada difícil de fazer.
Ah! Utilizei farinha de trigo e farinha de trigo integral. Em vez de nozes coloquei passas (não tinha nozes). Mas ficou óptimo na mesma.
Olá Joana.
A que temperatura devo assar a abóbora?
Comecei a assá-la a 180 graus, cortada em cubos, mas as pontas começaram a queimar.
Cumprimentos,
Sara
Este comentário foi removido pelo autor.
O meu não ficou nada parecido :/ Como diz a minha irmã parecia um pão da máquina de fazer pão, um "pão de plástico". A massa parecia-me muito mole e esqueci-me de fazer os cortes no pão..usei a levedura seca do Aldi (uso sempre essa). É uma pena, porque este pão tem mesmo bom aspeto.