Esta é uma receita de quando era miúda. Uma receita que aprendi em casa da minha amiga e colega de escola, a Alexandra. Naquela época, passávamos muito tempo juntas, em casa uma da outra, a brincar, a fazer trabalhos de grupo ou até os trabalhos de casa.
Almoçávamos em casa uma da outra e também havia tempo para lanchinhos. Muitas e muitas vezes os lanchinhos eram estas piadinhas que havia sempre em casa dela. Como na altura já gostava de cozinhar e de fazer bolos e bolachinhas, sei que lhe pedi a receita.
Já em minha casa, anos mais tarde,foi a minha irmã que tomou para si as posses desta receita transformando estes biscoitinhos em bolachas. Mas passaram anos sem que voltássemos a fazer ou sequer a lembrarmo-nos das piadinhas.
A mudança de escola, a vida, os novos amigos, fizeram afastar-me da Alexandra. Apesar de morarmos na mesma cidade, depois do 9º ano, creio que muito poucas vezes a vi. (Numa época em que não havia telemóveis, nem mails, nem redes sociais era tão normal isto acontecer…..) Reencontrei-a através do facebook e de um grupo de antigos alunos. E ela foi uma querida e foi ter comigo à Feira do Livro de Lisboa. Foi muito bem reencontrá-la, voltar a falar um bocadinho com ela, e relembrar as piadinhas.
E foi por causa desse reencontro e com a Alexandra no pensamento, que as piadinhas ganharam novamente vida na minha cozinha.
Entretanto relembro o workshop aqui em Coimbra, na Quinta do Ribeiro, no dia 14 de Junho pelas 10h, no qual se podem inscrever através de workshopquintaribeiro@outlook.com
E o lançamento do “Receitas para Todos os Dias” também no dia 14 de Junho, pelas 17h na Livraria Bertrand do Dolce Vita. Espero poder contar com vocês.
E para que não digam que não há workshops em Lisboa, um showcooking gratuito – mas para o qual é necessário inscrição prévia – no El Corte Inglés de Lisboa no dia 18 de Junho pelas 18h30.
Ingredientes para cerca de 35 biscoitinhos:
300g de farinha
200g de manteiga amolecida
100g de açúcar
1 ovo
Preparação:
Numa taça misture todos os ingredientes até obter uma massa moldável e homogénea.
Tenda depois biscoitinhos de forma oval (ou faça as tradicionais bolinhas) e coloque-as num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal.
Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC, cerca de 25 minutos ou até que os biscoitinhos estejam cozidos.
Depois de completamente arrefecidos guarde-os numa lata ou caixa hermética.
Bom Apetite!
6 respostas
Esses biscoitos parecem saborosos!
Abraços,
http://www.montealegrerefrigeracao.com
Receitas de infância 🙂
As receitas de infância, nunca nos largam 🙂
Beijinhos,
Passatempo a decorrer no meu blog, vê tudo aqui: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2014/06/passatempo-do-5-aniversario-do-blog-o.html
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Joana, manteiga com ou sem sal?
De hoje não passa, vou fazê-las para a minha Leonor 🙂 até porque a imagem fala por si, têm todo o aspecto de ter sabor a infância…
Que Delicia de receita, fico a imaginar o cheirinho de coisa boa saindo do forno quentinho… Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm!!!
Beijos Márcia (Rio de Janeiro – Brasil)
http://decolherpracolher.com.br
Que nome tão castiço 🙂 Bjinhos!