Frango com Gengibre e Lima e Ervilhas de Quebrar

Cresci a ouvir a minha avó Celeste chamar-lhes ervilhas tortas. Outros conhecem-nas por ervilhas de quebrar. São dos meus legumes favoritos. Agora que se encontram com facilidade e estão na época, é comer até fartar. Cozidas a vapor e temperadas com azeite e vinagre. Salteadas e ainda crocantes. Como acompanhamento de carne ou de peixe. Ou então misturadas com o prato principal, como neste frango que se prepara em pouco mais de 15 minutos (uma inspiração do workshop do fim de semana), e que prova que há receitas que são mesmo indicadas para fazer em pouco tempo. E para todos os dias!

E aproveito para vos convidar para no Sábado, dia 31 de Maio, pelas 18h, virem ter comigo à Feira do Livro de Lisboa. Terei todo o prazer em vos conhecer.

E para que os meus queridos leitores da zona de Lisboa não fiquem tristes comigo, no dia 2 de Junho, segunda feira, o novo livro, “Receitas para Todos os Dias”, será apresentado na FNAC do Chiado às 18h30, pela simpática Sónia Morais Santos. É para vos compensar de raramente fazer apresentações dos livros na zona de Lisboa.

Ingredientes para 2 pessoas:

350g de peito de frango em cubinhos

1 colher de chá de gengibre fresco ralado

½ malagueta vermelha tipo chilli

½ lima

1 molhinho de coentros frescos

200g de ervilhas de quebrar

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

Preparação:

Coloque os cubinhos de frango numa taça e tempere-os de sal e pimenta.

Acrescente depois o sumo de meia lima, o gengibre relado, metade dos coentrso frescos picados e a malagueta em juliana fininha. Envolva bem.

Entretanto leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer. Junte depois o frango e a marinada e deixe saltear em lume forte, mexendo sempre, até o frango começar a ganhar alguma cor. Junte depois as ervilhas de quebrar previamente arranjadas (sem fio) e deixe saltear mais uns minutos até estarem cozinhadas mas ainda crocantes.

Termine polvilhando com os restantes coentros e acompanhe com arroz branco e uma salada verde.

Bom Apetite!

9 respostas

  1. Como gostava de morar em Lisboa para ir na segunda feira, era mesmo um dois em um conhecer a Joana e a Sónia…Quem sabe um dia..Felicidades

  2. A SMS? A sério??!! Ela e a Joana são as únicas bloggers que eu sigo "religiosamente"!…
    É mesmo um "dois em um" fantástico! Seria tão bom se pudéssemos ver por aqui a apresentação da Sónia…
    E já estive a folhear o livro: quero-o tanto!!

    Joana, "Sábado, dia 31 de Maio, pelas 18h" é mesmo em Lisboa??

  3. Receita bem gostosa!

    Que tal ter um bela refrigeração para seus ingrediente e receitas?
    O que precisar nós temos! Se não temos, Criamos!
    Temos ótimos projetos de novas instalações! Nos seguimentos de restaurantes, panificadoras, casa de carnes, empórios, entre outros…
    Visite nosso site http://www.montealegrerefrigeracao.com

  4. Que engraçado… também as conheço como ervilhas tortas, era assim que a mina mãe e avó lhes chmavam. E sim, são deliciosas, assim como deliciosa é esta receita que nos apresentas. Adoro o sabor do gengibre e da lima em pratos deste género. Faz toda a diferença. Vou experimentar esta receita.
    Vou tentar aparecer, ou na feira ou no lançamento do livro na Fnac, mas não prometo. 😉
    Beijinho e muito sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *