Frango assado será sempre a minha comida de conforto. Aquela que me lembra “casa”. A que me recorda os meus avós paternos. A comida a que recorro em dias de pouca imaginação.
A vantagem do frango assado é que pode ser sempre coisas diferentes. Depende dos temperos que lhe juntamos. Uns dias limão, sal, azeite e alho. Noutros especiarias como caril ou ras-el-hanout. Noutros um molho picante.
O mote para este simples frango assado foi mesmo um molho picante. Um molho picante que preparei há uns dias através de uma receita do Gary, que vi numa das masterclasses. E a ideia de espalmar o frango assim, para cozinhar mais depressa foi inspirada pela Donna Hay.
E assim houve frango assado para o jantar. Comida, conforto, casa. Tudo num prato de comida.
(Está agendado um workshop para dia 3 de Maio aqui em Coimbra. Para saberem todas as informações do workshop : workshopquintaribeiro@outlook.com )
Ingredientes:
1 frango
3 colheres de sopa de molho picante (usei caseiro, mas podem usar um qualquer)
1 colher de sobremesa de massa de alho (ou 3 dentes de alho esmagados num almofariz com um pouco de sal)
4 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 raminho de tomilho fresco
Preparação:
Com uma tesoura de cozinha corte o frango pelas costas, pelo osso do espinhaço, e abra-o, virando os peitos para cima e espalmando-o bem. Reserve.
Numa taça misture o molho picante com a massa de alho, o azeite e tempere com sal e pimenta a gosto finalizando com umas folhinhas de tomilho. Mexa bem.
Com um pincel de cozinha pincele bem todo o frango com esta mistura e coloque-o num tabuleiro com grelha, com o peito virado para cima, de modo a que a gordura que se for libertando do frango não fique em contacto com o mesmo. Pincele novamente todo o frango até esgotar o molho preparado.
Leve o frango a assar no forno previamente aquecido a 180ºC até que fique bem tostado e a carne macia, cerca de 45minutos a 1 hora. Se o frango estiver a queimar tape-o com uma folha de papel de alumínio. (O frango assim aberto cozinhará mais depressa do que um frango inteiro.)
Sirva com batatinhas assadas ou fritas e uma salada verde.
Bom Apetite!
3 respostas
Olá,
Hum que delicia, gostei muito da tua receita.
Beijinhos
Paula
Gosto imenso de fazer frango assado – é um alimento super versátil e permite inúmeras combinações 🙂
Adoro frango assado. Com molho picante é ainda melhor. Vai ser o meu almoço de sábado.
Bjs
Último post em Os Meus Remédios Caseiros:
"A nova fórmula para perder peso verdadeira e definitivamente. (De Chris Powell em Dr. Oz)"
Ficam todas convidadas a passar por lá e a deixarem as vossas impressões.