Hambúrguer em Bolo Levedo com Cebola Doce, Ovo de Codorniz e Maionese de Alho

A inspiração para cozinhar vem de todo o lado. Dos livros, das revistas, de outros blogues, de programas de televisão, do que se come em casa dos familiares e amigos, dos ingredientes que se vêm no supermercado, do que se come em restaurantes ou em eventos.

E foi de dois hambúrgueres saboreados em locais muito diferentes que surgiu esta versão. Uma junção do hambúrguer muito saboroso que comi aqui em Coimbra, na Casa das Caldeiras (https://pt-pt.facebook.com/pages/Casa-Das-Caldeiras-Bar/234209490067456 ) (e a principal inspiração para o ovo de codorniz, as batatas e a maionese de alho), e de um outro hambúrguer, comido na Quinta dos Açores, (http://www.quintadosacores.com/)  na Terceira, (de onde veio a ideia de utilizar o bolo levedo e o próprio bolo lêvedo, e utilização de carne de vaca certificada.)

Das duas experiências saiu um dos melhores hambúrgueres dos últimos tempos. Conta a qualidade da carne, sem dúvida, e a utilização de ingredientes frescos e preparados de raiz. Porque depois de comermos um hambúrguer destes dificilmente temos vontade de voltar aos hambúrgueres de cadeias de fast food.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bolos lêvedos

300g de carne de vaca picada (usei carne de vaca açoriana certificada)

2 ovos de codorniz

Sal e pimenta q.b.

10 batatinhas pequenas

Mistura de salada q.b.

Para a cebola doce:

2 cebolas

1 colher de sopa bem cheia de açúcar

1 colher de sopa de vinho do porto

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta q.b.

Para a Maionese de alho:

1 ovo

2 dentes de alho

1 colher de chá de mostarda de Dijon

Sumo de ½ limão

Óleo vegetal q.b.

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa taça coloque a carne de vaca picada e amasse-a um pouco. Divida a massa em duas partes iguais e, com a ajuda de um aro de cozinha forme dois hambúrgueres do mesmo tamanho. Coloque-os num prato e leve-os ao frigorífico.

Entretanto prepare a cebola doce. Descasque as cebolas e corte-as em rodelas finas. Leve um tacho ao lume com o azeite e deixe aquecer. Junte as rodelas de cebola, o açúcar e o vinho de porto. Tempere de sal e um pouco de pimenta e deixe cozinhar em lume brando até a cebola estar caramelizada e macia. Reserve.

Prepare a maionese de alho. No copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, a mostarda de Dijon, sumo de meio limão, os dentes de alho e tempere com sal e pimenta q.b. Acrescente depois um pouco de óleo vegetal e emulsione tudo com a varinha mágica. Vá depois acrescentando mais óleo, em fio, e sem parar de emulsionar com a varinha mágica e até que fique com uma maionese com consistência. Reserve no frigorífico até servir.

Lave bem as batatas e sem as descascar corte-as em quartos. Seque-as bem num pano de cozinha lavado e frite-as em óleo quente até que fiquem douradas. Ainda quentes tempere-as com um pitada de sal.

Leve agora uma chapa ou frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer muito bem. Tempere os hambúrgueres com uma pitada de sal e pimenta e cozinhe-os de ambos os lados até que fiquem dourados. Tenha atenção para não deixar a carne secar. Retire-os e deixe-os repousar.

Entretanto cozinhe na ,mesma chapa com um pouco de azeite os ovos de codorniz.

Abra o bolo lêvedo ao meio e aqueça-o também na chapa deixando-o tostar ligeiramente.

Barre as duas metades do bolo lêvedo com a maionese de alho. Coloque um pouco de salada e sobre esta o hambúrguer. Cubra-o com a cebola doce e termine com o ovo de codorniz cobrindo depois com a outra metade do bolo lêvedo.

Sirva com as batatas fritas e a restante maionese de alho para “molhar” as batatas.

Bom Apetite!

10 respostas

  1. parece tudo óptimo, mas sou demasiado conservadora para pôr um hamburguer num bolo lêvedo, ser filha de açoriana (que se contorce quando vê alguém a pôr fiambre num bolo lêvedo, quanto mais) dá nisto 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *