Bolo Upside Down de Banana

É um dos bolos preferidos do Miguel. Aquele que se prepara rapidamente e que desaparece em pouco tempo. É um bolo de afetos, de memórias.

Lembro-me da primeira vez que o Miguel me pediu para preparar este bolo. Fiz-lhe uma coisa completamente diferente porque ele apenas me disse que queria um bolo de banana como a mãe fazia. Descobri passado algum tempo que o bolo de banana de que falava era uma receita do Chefe Silva e das velhinhas teleculinárias que também preparo algumas vezes.

Mas esta é a minha cozinha. Com receitas que vêm do coração para mimar os que eu amo. E esta é a minha versão – simplificada e mais rápida – do bolo de banana que o Miguel adora.

Este não é o bolo de banana da minha sogra. Este é o meu bolo de banana, aquele que preparo apenas porque sim. Apenas porque sei que é um dos bolos favoritos dele. E que o faz ficar feliz. Porque isso é o melhor que a minha cozinha tem. Fazer felizes quem aqui se alimenta, quem aqui celebra e quem aqui partilha a nossa mesa. Porque para além das receitas, dos ingredientes está o afeto, as memórias e a certeza de que, mesmo não sendo o melhor bolo de banana do mundo, o meu bolo de banana é para o Miguel o bolo pelo qual ele suspira porque o afeto e as memórias não se colocam nas receitas. Vivem dentro de nós quando saboreamos as receitas preparadas por quem amamos.

Bom fim de semana a todos.

Ingredientes:

4 bananas cortadas em rodelas

100ml de caramelo líquido

4 ovos

150g de manteiga

150g de farinha

120g de açúcar

Preparação:

Unte muito bem uma forma redonda e cubra- a com a banana em rodelas. Verta o caramelo líquido sobre as bananas e reserve.

Misture depois a manteiga com o açúcar, os ovos inteiros e a farinha e coloque sobre a mistura de bananas e caramelo.Leve a forno previamente aquecido a 180ºC durante 30 minutos ou até o bolo estar cozido. Deixe arrefecer ligeiramente antes de desenformar.

Bom Apetite!

15 respostas

  1. Que lindo! Vou experimentar com certeza. Adoro banana cozinhada.
    Uma dúvida… dará para substituir o caramelo líquido por açúcar amarelo que depois vai derretendo enquanto o bolo coze?
    Obrigada!

  2. O bolo de banana do chef Silva é presença obrigatória na mesa em todos os Natais. A minha tia fazia, a minha mãe faz, eu e a minha prima também e até a minha tia mais nova, apesar de viver no Canadá, põe o bolo na mesa e sente-se mais perto de nós!

  3. Boa tarde Joana,
    eu nao estou em Portugal e estou interessadissima nos seus livros, e gostava de saber como posso comprar ou encomendar e pagar, mas sem ser na Fnac. Porque as condiçoes de pagamento nao sao favoraveis para mim. Ou se conheçe outras formas de ter o seu livro?

  4. Olá Joana
    Fiz o bolo e adorei!
    No entanto, tenho um pequeno problema a desenformar… já fiz de várias formas:
    – Untei a forma só com manteiga;
    – Untei com manteiga e farinha;
    – Desenformei quente e morno;
    Mas o bolo nunca sai inteiro 🙁
    Há algum truque?
    Obrigado
    Ana TAvares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *