Filetes de Cavala de Escabeche

Depois das festas a vida começa a voltar ao normal. Apesar de ainda haver árvore de natal, presépio e uns presentes por entregar debaixo da árvore. Já falta pouco para os Reis e só nessa altura é, pelo menos por aqui, o fecho oficial das festas!

A casa está um bocado de pantanas. A mesa de jantar ainda tem uma toalha de natal assim como a da cozinha. Há montes de roupa para passar a ferro, que se foi acumulando nestes últimos 15 dias. É altura de organizar a cabeça e de preparar a ementa semanal mais cuidada para remoer os excessos das festas. Tal como muitas outras pessoas, a primeira coisa que cozinhei em 2014 foi uma creme de legumes muito saudável para equilibrar com o repetido excesso do jantar de final de ano e do almoço de ano novo.

Como primeira receita de 2014, uns filetes de cavala de escabeche adaptados de uma receita que vi o José Avillez preparar. E assim começa 2014.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 cavalas grandes em filetes (peça na peixaria para lhe arranjarem as cavalas em filetes – 2 filetes por pessoas)

Farinha q.b.

Sal e pimenta q.b.

100ml de azeite

2 dentes de alho

1 cenoura

1 cebola

1 colher de sopa de pimenta em grão

4 cravinhos

2 folhas de louro

50ml de vinagre

Salsa picada q.b.

Preparação:

Tempere os filetes de cavala com um pouco de sal e pimenta e reserve.

Descasque a cebola e a cenoura. Corte a cebola em meias luas finas, e a cenoura em rodelas também fininhas. Descasque e pique os dentes de alho.

Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer um pouco e junte a cebola, os dentes de alho, a cenoura, os cravinhos, a pimenta em grão e o louro. Deixe refogar em lume brando até a cebola estar transparente e cozinhada. Tempere com sal e acrescente o vinagre. Deixe levantar fervura e desligue o lume. Reserve.

Noutra frigideira junte um fio de azeite e deixe aquecer. Passe os filetes de cavala por farinha e cozinhe-os primeiro do lado da pele até ficarem dourados, e depois vire-os para acabarem de cozinhar.

Coloque os filetes num prato de servir e regue com o molho de escabeche preparado anteriormente. Sirva de imediato ou ainda melhor deixe a marinar algumas horas. Polvilhe com salsa picada e acompanhe com batata cozida.

Bom Apetite!

6 respostas

  1. Na minha família também é tradição comemorar a noite de Reis, e adoro! É nessa noite que realmente conseguimos estar todos juntos, no Natal há sempre tios e/ou primos que falham, porque vão passá-lo com a família dos cônjuges, mas nos Reis não falta ninguém, e é uma grande festa, portanto, cá em casa também mantemos árvore, luzes e demais decorações natalícias! 🙂
    E uma vez, acertaste: primeira coisa que cozinhei este ano: creme de legumes, pois claro! 🙂
    Bom Ano!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *