Pudim de Ovos e Vinho do Porto

Com o dia de Natal mesmo à porta e eu começo já a ficar nostálgica e a pensar que o Natal está quase a chegar ao fim… Mas o melhor ainda está para vir!

A noite de natal, com casa cheia, em casa dos meus sogros, e o dia de natal, sempre super especial e partilhado em casa dos meus pais. A missa do galo, as sobremesas de natal, a azáfama nas cozinhas a cheirarem a fritos, canela e limão. A excitação de ver as minhas sobrinhas a rasgarem presentes. A minha excitação para ver a cara de algumas pessoas a abrirem os presentes que tenho para elas. A alegria de este ano ter um filho para partilhar esta época mágica, e a alegria partilhada com todos aqueles que connosco e desejavam.

Os filmes na tv da tarde de dia 25. A lareira acesa. As filhós da avó com chá como ceia do dia de natal. A satisfação de ver distribuídos os meus caseiros cabazes de natal. O voltar para casa com o coração cheio e presentes nos sacos. Enfim, o natal!

E para ajudar as cozinheiras mais distraídas e sem ideias para doces e sobremesas, um pudim adequado à época. Boas Festas!

Ingredientes para 1 pudim pequeno:

(in revista “Sabe Bem”, Novembro/Dezembro 2013, pág 65)

12 gemas

300g + 100g de açúcar

3dl + ½ dl de água

20g de manteiga

1 casca de limão

1 pau de canela

½ dl de vinho do porto

Preparação:

Leve um tacho ao luem com as 300g de açúcar, 3dl de água, a manteiga, o pau de canela e a casca de limão. Deixe ferver 2 minutos e retire.

Bata depois as gemas com o vinho do porto até obter um creme fofo e esbranquiçado. Retire a casca de limão e o pau de canela e envolva a calda no creme de gemas mexendo bem.

Entretanto prepare o ponto de caramelo com as 100g de açúcar e a restante água e deite na forma de pudim, girando bem para forrar. Adicione de seguida o preparado de ovos.

Tape a forma e coloque-a num tabuleiro. Encha esse tabuleiro até meio com água a ferver – para formar o banho-maria – e leve tudo ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora ou até o pudim estar cozinhado.

Depois de pronto, leve o pudim ao frigorífico e desenforme apenas depois de completamente arrefecido.

Bom Apetite!

8 respostas

  1. Boa noite!
    Fiz hoje este pudim e nunca pensei, mesmo com o aviso, que 12 ovos resultassem num pudim tããão minúsculo. Fiquei admirada! Enfim, não o posso levar para a mesa de Natal porque fica todo na toca dos dentes (somos 16)… Por ser um pudim muito concentrado em gemas (nem leite tem), o sabor é bastante intenso.
    De qualquer forma, o meu pai já o leva comido 🙂
    Beijinhos, boas festas e muitos parabéns pelo blog – inspiro-me muito aqui!
    Feliz Natal!

  2. Bom dia Joana,
    Que este Natal e Ano Novo encha os nossos corações de amor, paz e harmonia! Feliz Natal e um Ano Novo repleto de esperança.
    Beijos,
    Vânia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *