Empadão de Batata Doce com Carne de Vaca

A batata doce é um dos meus legumes/tubérculos favoritos. É uma paixão recente, de há poucos anos, mas neste momento gosto tanto que há sempre batata doce na minha lista de compras.

Adoro puré de batata doce para acompanhar carnes assadas. Ou colocar a batata doce em cubinhos num caril. Ou fazer sopa com batata doce. E a verdadeira cereja no topo do bolo é batata doce frita, muito fininha. É um petisco delicioso e é também deliciosa para acompanhar bifes.

Desta vez a carne de vaca açoriana, deliciosa, foi estufada e foi parar a empadão com claro, batata doce. Uma combinação perfeita!

Ingredientes para 2 pessoas:

400g de carne de vaca para estufar

1 cebola grande

1 lata pequena de tomate pelado

1 folha de louro

150ml de vinho tinto

2 dentes de alho

Sal e pimenta q.b.

Farinha q.b.

Azeite q.b.

2 batatas doce grandes

Leite q.b.

Preparação:

Corte a carne em cubinhos pequenos e tempere-a com sal e pimenta. Pique a cebola com os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Acrescente a folha de louro.

Polvilhe a carne de vaca com um pouco de farinha e junte-a ao refogado. Deixe a carne ganhar alguma cor e junte o vinho tinto e o tomate pelado partido em pedacinhos assim como a calda da lata. Tempere de sal e pimenta e acrescente um pouco de água.

Deixe cozinhar em lume muito brando durante 1h30 até a carne ficar muito macia e o molho espesso e apurado. (Se necessário vá acrescentando um pouco de água à medida que a carne cozinha.)

Entretanto descasque as batatas e coza-as em água com um pouco de sal. Depois de bem cozinhadas escorra-as bem e passe-as pelo passe-vite ou por um esmagador de batata manual. Acrescente o leite quente até o puré ficar com a consistência desejada – mais para o preso – e tempere a gosto.

Coloque a carne estufada num pirex que vá ao forno, assim como o molho espesso, e cubra com o puré de batata doce.

Leve ao forno apenas para tostar o puré e sirva com legumes cozidos.

Bom Apetite!

12 respostas

    1. Realmente tem toda a razão. Foi um lapso meu ao escrever a receita. A carne deve ser cortada em cubinhos pequenos antes de cozinhar. Por isso não necessita de ser triturada até porque após cozinhar a carne fica meia desfeita.
      Já está a receita retificada. Obrigada.
      Joana

  1. Adoro batata doce, mas fiz uma vez puré e não gostei nada… 🙁 Tenho de experimentar outra vez. Tem alguma técnica para ver se a batata está boa?

  2. Olá Joana. Não sei se é só comigo mas há já muito tempo que não consigo utilizar o campo de pesquisa do blog (já tentei com dois browsers diferentes) Pode ver se é algum problema do blog? Dá-me um jeitão pesquisar as receitas por ingrediente 🙂 Obrigada

  3. This looks sooo yummy darling, great post!
    Check out my latest post if you have time, I'll be happy to read what you think of it!
    XOXO
    Ylenia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *