Bacalhau no Forno com Broa e Pimento

Há muitas coisas que não consigo compreender. Não é assim que penso, não é assim que escrevo, e não é assim que vejo o mundo.Sou demasiado “ingénua” para acreditar que há quem faça determinadas coisas com vista a mostrar-se, a ser “conhecido”, a ter presentes e a mostrá-los a todos. Provavelmente sou eu que fico a perder… Mas não tenho pena nenhuma disso. Sou eu que vivo com a minha consciência, com os meus gestos, com as minhas crenças e sinto-me perfeitamente descansada com as atitudes e com as decisões que tomo. E isso é que me interessa e me preocupa.

Entretanto a minha mobilidade vai-se reduzindo, e eu vou, aos poucos, sentindo-me mais cansada e já sem a “genica” inicial. O pequeno Zé está a crescer, eu já nem vejo além desta barriga.

Mesmo assim ainda há vontade de cozinhar e receitas para fazer. Bacalhau com broa e pimento foi a ementa mais recente!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 postas de bacalhau não muito finas

2 fatias de broa

2 cebolas pequenas

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 pimento verde

8 batatinhas novas

Sal e pimenta q.b.

Azeite q.b.

Piri-piri moído

Preparação:

No robot de cozinha coloque a broa em pedaços, uma cebola também em pedaços, os dentes de alho e metade do pimento verde limpo de sementes. Pique tudo grosseiramente. Acrescente depois um pouco de azeite e tempere com um pouco de sal, pimenta e piri-piri moído.

Pique grosseiramente a outra cebola e coloque-a no fundo de uma assadeira de barro. Acrescente a folha de louro partida, regue com o azeite e coloque as postas de bacalhau. Cubra depois o bacalhau com a mistura de broa.

Tempere as batatinhas com azeite, sal e um bocadinho de piri-piri e coloque também na assadeira.

Corte o restante pimento em tirinhas finas e coloque-as sobre a mistura de broa.

Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.

Sirva com feijão verde cozido ou uma salada verde.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Joana, sabes o q te digo: é nem perder tempo a tentar entender essa gente… eu tb já desisti 🙂 Uma deliciosa forma de cozinhar o bacalhau que aqui nos trazes 🙂 O Zezito deve estar quase a apresentar-se ao mundo 🙂 Bjinhos e td a correr bem!

  2. Olá Joana,
    O sei livro "Feito em Casa" está a 50% no Continente! Pena te-lo comprado no mês passado 🙁 mas quem quiser que aproveite!
    beijinhos

  3. Adora bacalhau com broa mas devo confessar que nunca provei com pimentos à mistura. É mais uma junção de paladares por descobrir
    Teresa em tacho-ao-lume.blogspot

  4. O bacalhau tá com óptimo aspecto!
    Quanto ao que falou antes, ainda hoje pensei o mesmo em relação a outro blog que visitava mas que entretanto cansei de lá ir exactamente por causa disso. Parece que a dona do blog quer é ser conhecida e faz de tudo para que ponham like na página do face e que comentem ao máximo no blog, até oferece prendas a quem o faz. Acho que um bom blog com face ou não serve para mostrar e explicar o que voçês fazem ao resto do pessoal e depois cá estamos nós para comentar ou não. O facto de não comentarmos não quer dizer que não gostemos, por exemplo não passo um dia sem cá vir porque adoro o seu blog mas raramente comento.Mas se tiver uma dúvida ou se até fizer algo que voçê fez e calhar mal voçê é capaz de me dar uma explicação. A outra senhora não, se for para gabar o que faz tá tudo bem mas como no meu caso, fiz um bolo exactamente igual a um que ela fez mas o meu ficou horrível, enqueijado e o dela segundo palavras dela "ficou saboroso", pedi-lhe a opinião e perguntei se deu a receita completa… até hoje estou á espera de resposta!
    mais vale ser simples e sempre certinha do que parecer uma andorinha sempre a pular duma coisa para a outra. às vezes nem se sabe se é blog de culinária ou de outra coisa.
    Continuação de boa gravidez, falta pouco. E Parabéns pelo seu blog! ADORO!

  5. Joana nunca deixe de ser como é. O mais importante é estar bem consigo e com a sua consciência e o resto não importa.
    A vida é um dia de cada vez.
    E o seu pequenino lá vai crescendo, também um dia de cada vez.
    Eu não fui Mãe e é o maior desgosto da minha vida, por isso fico muito feliz por si pois em breve vai ter o seu pequenino nos seus braços e sentir a maior benção que a vida dá.
    Tudo de bom e bem haja por tudo o que faz.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *