Tarte Tatin de Banana

Deve ser do meu pequeno rapaz – digo eu que sou/era gulosa – mas o que é certo é que a vontade de comer doces é quase nenhuma. Nem bolos, chocolates, tartes, bolachas ou sobremesas gulosas. E como quem manda na cozinha é quem cozinha, as receitas de coisas doces têm escasseado.

Salvam-se as alturas em que me pedem para fazer sobremesas para os nossos jantares de amigos, ou quando cá tenho alguém a jantar, ou naqueles fins de semana em que o Miguel sente a falta de um bolinho.

Mas um jantar de amigos tem de terminar da melhor forma, com uma sobremesa! Desta vez uma tarte de banana acompanhada de gelado de baunilha. Boa que só ela, de tal maneira que não sobrou nadinha.

Ingredientes:

6 bananas pequenas (usei banana da madeira)

1 placa de massa folhada pronta a usar

50g de manteiga

5 colheres de sopa de açúcar

Gelado de baunilha para servir (opcional)

Preparação:

Leve uma frigideira anti-aderente ao lume juntamente com o açúcar e deixe derreter. Quando começar a formar o caramelo junte a manteiga e as bananas previamente descascadas e cortadas longitudinalmente, até cobrirem toda a frigideira. Deixe cozinhar alguns minutos em lume brando e retire a frigideira do lume. Cubra- a depois com a placa de massa folhada, prendendo as bordas por dentro da frigideira e com a ajuda de uma tesoura ou faca afiada faça um orifício ao centro da massa para libertar o vapor durante o cozedura.

Leve depois a frigideira ao forno previamente aquecido a 200ºC – Atenção que nem todas as frigideiras poderão ser usadas no forno. Se for esse o seu caso transfira a mistura de banana e caramelo para um pirex e siga depois os mesmos passos da receita.

Deixe cozinhar cerca de 25 minutos ou até a massa estar folhada e dourada. Deixe repousar 5 minutos antes de desenformar, bastando para isso virar a tarte para um prato de servir.

Sirva com gelado de baunilha, natas batidas ou simplesmente polvilhada de canela.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Tem um óptimo aspeto! Adoro receitas assim simples e fáceis de fazer, com poucos ingredientes.
    Beijinhos (um para ti e outro para o Zé Maria!)

  2. Hmmm, que imagem deliciosa. Tenho duas bananas no frigorífico a pedir para serem usadas. Boa opção, esta.

    Bjs,
    Anabela

  3. olá Joana,

    Apesar de não ser muito fã de doces com banana, tenho de confessar que acho esta tarte muito "amorosa". E com este geladinho a completar esta sobremesa composta, acho que fica na perfeição.
    Beijinhos e bom fim de semana

    GIGI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *