Sou quase inseparável da minha máquina de pão. Habituei-me a viver com ela, a ter pão acabado de fazer para o pequeno-almoço, a congelar as fatias que sobram para os restantes dias da semana, a programa-la à noite, depois de arrumar a cozinha, para depois acordar com cheiro a pão quente. Por isso, raramente compro pão para comer no dia-a-dia.
Mas há alturas em que esqueço a máquina de pão e fico com vontade de o preparar de uma maneira mais tradicional. Se sentir o cheiro do fermento e de literalmente meter as mãos na massa. É libertador, e também de certo modo terapêutico, poder sovar, amassar, apertar um bocado de massa, que ficará tão mais leve quanto maior for a minha “fúria”!
E fazer pão é também um exercício de paciência: esperar que levede não uma, mas normalmente duas vezes. E depois colocar no forno, esperar que coza bem enquanto a casa se enche de um dos melhores cheiros do mundo – pão acabado de fazer!
Claro que não é tarefa para todos, ou sequer para todos os dias. Mas há dias assim, com vontade de fazer pão. Como estes: saborosos, deliciosos e estranhamente amorosos.
(E amanhã, pelas 14h na RTP 2, no programa Sociedade Civil, participo numa conversa sobre Refeições de Marmita!)
Ingredientes para cerca de 12 pãezinhos:
180ml de água
60ml de leite
20g de manteiga
1 saqueta de levedura seca (cerca de 7gramas)
250g de farinha integral
250g de farinha de trigo
Sal q.b.
Preparação:
Aqueça a água e o leite juntamente com a manteiga para que esta derreta, mas não deixe ferver. Deixe depois arrefecer um pouco, até estar a uma temperatura próxima dos 37ºC.
Numa taça coloque as farinhas, a levedura seca e o sal e acrescente depois a mistura de leite, água e manteiga já morna.
Amasse bem, sovando e apertando, até que a massa se apresente elástica e maleável. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 30 minutos ou até ter dobrado de volume.
Divida depois a massa em 12 partes iguais e forme pequenos pãezinhos, colocando-os num tabuleiro previamente untado com farinha. Tape com um pano de cozinha limpo e deixe levedar mais 30 minutos.
Ligue depois o forno e deixe-o aquecer até aos 180ºC. Polvilhe os pãezinhos com um pouco mais de farinha e faça-lhes um pequeno golpe com uma faca afiada.
Leve-os depois ao forno já aquecido e deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Retire-os e deixe arrefecer um pouco sobre uma grelha.
Bom Apetite!
12 respostas
Não há nada melhor que cheirinho a pão quente pela manha…
beijinhos e uma óptima semana 🙂
Eu também fiquei inseparável da minha máquina do pão!
Mas, também gosto de fazer à mão. Estes ficaram maravilhosos!
Beijinhos e boa semana
Esse pão está com um aspeto maravilhoso.
Bjs
Cozo pão todas as semanas, em forno de lenha 🙂 Ontem foi pão de centeio e folar.Uma delícia !!! O seu pão está com ótimo aspeto.
Quentinho com manteiga, hmmm delicioso.
Amnhã vou estar atenta – boa sorte 🙂
estes pãezinhos estão com uma cara ótima, já comeria uns três, gulosa eu rsrs, bjs !!!
Ola joana!
Esses seus paes sao uma delicia!
Eu, pelo contrario, nao me tornei adepta da maquina de pao. Sou adepta da massa nas maos! E o que diz, torna- se em algo libertador!
Tenho uma receita de pao ciabatta maravilhosa que faço muitas vezes e e facilima!
Vou experimentar esta, de certeza!
Bjnho
Joana, q bela notícia, sou fã da Sociedade Civil (gostava mais qd lá estava a Fernanda…), mas amanhã estarei a trabalhar 🙁 Mas dps irei ao podcast p ver o programa na íntegra! Bjinhos e parabéns pelo convite! Ah e os pãezinhos ficaram lindos!
Que belos paezinhos! e parabéns pela participação na RTP2
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
Onde posso comprar levedura seca?
Obrigado.
Beijinhos
Olá querida Joana 🙂
Adoro o teu blog! Muitos parabéns!
(acabei de comprar o teu último livro, para oferecer no dia da mãe 😀 é que tantas vezes ela pergunta "que faço hoje para jantar?" hihihi, ela vai adorar!)
Tenho umas questão e pode parecer um bocadinho estúpida… será que me podias dizer qual é a manteiga que usas, principalmente quando fazes bolos ou sobremesas que levam manteiga?
Um grande beijinho!
Olá Joana
Que aspeto delicioso tem este pão:-) Adorei o aspeto e a textura dele.
Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/