Bolinhos de Claras e Avelãs

A enormidade de claras que anda congelada cá por casa tem ditado as regras das sobremesas que tenho feito. A semana passada as mini pavlovas e esta semana uns bolinhos de claras com avelãs que ficaram deliciosos. Mesmo assim ainda há pelo menos mais 5 caixinhas com claras congeladas, o que significa que haverá mais receitas do género para as gastar.

Mais alguém congela claras e as usa mais tarde em sobremesas e bolos?

Ingredientes para 12 bolinhos:

(chávena usada com 225ml de capacidade)

8 claras

1 1/3 chávena de avelãs moídas até ficarem em pó

1 ¾ chávena de açúcar em pó + para polvilhar

2/3 de chávena de farinha

½ chávena de óleo vegetal

Preparação:

Numa taça misture as avelãs moídas com o açúcar em pó e a farinha. Misture depois as claras (sem serem batidas em castelo, misture-as simplesmente como estão) e o óleo vegetal. Misture bem até obter uma massa lisa.

Unte com um pouco de manteiga um tabuleiro de queques ou formas individuais, e polvilhe com farinha. Divida a massa pelas formas e por cima coloque um pouco mais de avelãs trituradas.

Leve ao forno já aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 25 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer 5 minutos antes de desenformar e de deixar os bolinhos arrefecer completamente numa grelha.

Polvilhe-os depois com açúcar em pó.

Bom Apetite!

23 respostas

  1. Eu uso. Congelo numa caixinha, coloco quantidade de claras e a data num papel, e envolvo tudo numa saca transparente, assim começo sempre por gastar as mais antigas.
    Esses bolinhos ficaram com um ar maravilhoso!
    bj

  2. Nunca tinha ouvido falar em congelar claras! Como é que faz? Separa as claras e congela? Depois é descongelar e bater como se fossem frescas? Parece-me uma óptima ideia!

  3. Comecei a congelar sem um objectivo concreto . de repente deparei com uma receita fantástica, Friand de Amêndoa e framboesa do blog Technicolor Kitchen. Vou fazer a sua receita, os filhos adoram avelã
    Elsa

  4. No Domingo também saiu no meu blog uma sugestão de uns queques feitos com claras.
    Congelo-as sempre que as tenho em excesso e depois aproveito em bolos, ficam bem leves e saborosos.

    1. Luisa Alexandra,

      Também sou fã da congelação de claras, só que para ter a certeza de que elas não deslaçam de modo nenhum adiciono uma pitada de cremor tártaro! Pode ter a certrza de que é uma boa ideia.

  5. Tem um ar delicioso e pela "composição" não parece ser muito calórico…vou experimentar de certeza 😉 Obrigada pela partilha de conhecimento!

  6. olá Joana,
    Nem de propósito…vir espreitar mais uma vez o seu blog.Deparo-me com uma receita semelhante á por mim executada este fim de semana que passou. Além destes bolinhos de claras fiz uma deliciosa mousse de baunilha e chocolate branco e, assim, elaborei uma sobremesa composta para degustar com os meus familiares. Só um pormenorzinho :), a minha receita leva chocolate e por isso se denomina dacquoise! eheh, é um nome estranho mas é assim designado pelos chefes da minha escola.
    Beijinhos e bom trabalho!

  7. Eu congelo sempre as claras que sobram de quando faço leite creme! Ontem fiz estes queques, mas como não tinha avelãs, substitui por M&Ms triturados e ficaram óptimos! A única coisa que aconteceu foi que não coloquei fermento, então não cresceram muito, mas de resto, tão óptimos! Trouxe para o trabalho, e tenho os meus colegas todos a fazerem fila porque todos querem provar!

  8. Olá Joana,
    nada se estraga, nem as claras que nas caixinhas vão parar ao congelador. Nem de propósito, este fim de semana pegámos em duas caixinhas delas, fizemos duas rodelas de merengue que rechei e cobri com mousse de chocolate e morangos… bom, os gulosos deliraram.
    Obrigada por mais uma ideia.
    Beijinhos
    Ana Martins

  9. Olha que bela ideia!!! Amanha não trabalho calha bem, vou experimentar, parece ser muito bom e como vai dar uns filmes fixes assim, já tenho coisinhas gostosas para acompanhar…bjoka

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *