Mini-Pavlovas com Natas e Morangos Balsâmicos

Ultimamente não têm saído muitos doces e sobremesas aqui da cozinha. Apesar de gostar de uma fatia de bolo ou de uma sobremesa de vez em quando, ultimamente não tenho tido grande vontade nem de comer, nem de preparar sobremesas.

Mas entretanto os nossos jantares partilhados e afins vão surgindo e, quando me calha a sobremesa há que saber o que levar!

Desta vez as muitas claras congeladas ditaram o que seria feito: pavlova. A cobertura de natas batidas e os morangos balsâmicos deram o toque final e a sobremesa foi um verdadeiro sucesso que fez as delícias de todos.

Ingredientes para 8 pavlovas individuais:

Para as pavlovas:

8 claras de ovo

400g de açúcar

4 colheres de chá de amido de milho (Maisena)

4 colheres de chá de vinagre de vinho branco

Para as natas:

200g ml de natas

2 colheres de sopa de açúcar em pó

Para os morangos balsâmicos:

250g de morangos + 100g de mirtilos

4 colheres de sopa de vinagre balsâmico.

4 colheres de sopa de açúcar

Preparação:

Ligue o forno r regule-o para 150ºC.

Bata as claras em castelo, mas não as deixe ficar demasiado duras. Acrescente depois o açúcar, aos poucos e poucos, batendo com a batedeira elétrica entre cada adição de açúcar. As claras devem ficar completamente duras e muito brilhantes (Se não atingiu este ponto, nem vale a pena colocar a mistura no forno…)

Junte agora o amido de milho peneirado e o vinagre e mexa bem com uma vara de arames para envolver muito bem.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e desenhe oito círculos com 12cm de diâmetro. Divida as claras dentro desses círculos e com a ajuda de uma espátula molde as claras de modo a ficarem dentro dos circulos e direitinhas, como se de um bolo se tratasse.

Coloque as pavlovas no forno e reduza-o para 120ºC. Deixe cozinhar durante 1h20 e evite abrir muitas vezes a porta do forno. Ao fim desse tempo desligue o forno e deixe-as arrefecer completamente lá dentro antes de retirar. (Vai ver como ficam crocantes por fora e molinhas e macias por dentro!)

Entretanto prepare os morangos e mirtilos balsâmicos. Lave bem os frutos e corte os morangos ao meio ou em quartos conforme o tamanho, colocando-os numa taça. Acrescente depois o vinagre e o açúcar e deixe-os a marinar algumas horas. Vai-se então formando uma calda juntamente com os sucos da fruta.

Mesmo antes de servir as pavlovas, bata as natas com o açúcar até ficarem em chantilly.

Sobre cada pavlova coloque um pouco de natas batidas e termine com os morangos e mirtilos balsâmicos assim como um pouco da calda formada.

Sirva de imediato.

Bom Apetite!

15 respostas

  1. olá joana,
    gostei de saber que tb congela claras de ovos, eh eh, eu faço o mesmo e creio que além de darem sempre jeito para qq coisa são sem dúvida uma forma de poupança. hoje a sua sobremesa é extremamente atraente e deliciosa, eu conheço, mas sem os morangos com tempero balsamico.
    o pormenor da individualidade da sobremesa ainda a torna mais apetecivel.
    bjs e continue, gigi

  2. Nao conhecia,joana. Mas fiquei com agua na boca e cheia de vontade de experimentar! Talvez no proximo fim de semana para celebrar o sol e o calor!
    Bjnho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *