Empadinhas de Camarão

Gosto de, de vez em quando, fazer empadinhas, rissóis e outros salgadinhos do tipo. Este género de coisas feitas em casa têm outro sabor e outra qualidade.

Há uns tempos preparei umas empadinhas de camarão usando massa própria para empadas que se encontra à venda com alguma facilidade (pelo menos no supercor). Claro que não é a mesma coisa do que preparar a massa em casa mas, quando o tempo e a paciência não estão do nosso lado, é uma excelente solução.

Quem é que nunca usou “atalhos” na cozinha?

Ingredientes para 20 empadinhas:

200g de miolo de camarão

1 cebola

1 colher de sopa de azeite

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de polpa de tomate

Sal e pimenta q.b.

200ml de molho bechamel

2 placas de massa quebrada ou círculos de massa própria para empadas (à evnda no supercor e da marca La cucineira)

Preparação:

Pique a cebola e os dentes de alho e leve a lourar, num tachinho, juntamente com o azeite. Acescente depois o camarão e a polpa de tomate e tempere de sal e pimenta deixando refogar até os camarões estarem cozinhados. Acrescente depois o molho bechámel e envolva bem deixando levantar fervura. Retire do lume e deixe arrefecer completamente antes de rechear as empadas.

Entretanto, se usar as placas de massa quebrada corte-as em rodelas pequenas com a ajuda de um cortador ou copo (não precisa se usar a massa de empadas que já vem cortada em discos pequenos).

Forre formas individuais de queques ou empadas com a massa e, em cada uma delas coloque uma colherzinha de recheio de camarão. Feche as empadas dobrando a massa que sobra por cima da empada.

Leve ao forno pré aquecido a 180ºc cerca de 20 minutos ou até a massa estar bem cozida.

Sirva quentes ou frias, com arroz e salada para um prato principal ou como entradas.

Bom Apetite!

13 respostas

  1. Olá Joana
    Claro que sim, muitos atalhos. Ainda ontem falava disso na receita que faço de lemon curd. Não ser mais papista que o papa é o meu lema 😉
    Bj
    Guida

  2. Preparo-as de forma idêntica, mas não utilizo formas, apenas o tabuleiro do forno e papel. Desta forms, não necessito de lavar as formas (o tabuleiro fica limpo com a utilização do papel).Parabéns pelo blog e pelos livros.

  3. Eu uso atalhos sempre q posso 🙂 Se podemos poupar tempo, o comer ficar saboroso e ainda sobra um tempinho p outras coisas, pq ñ? 🙂 Gostei da tua sugestão! Bjinhos e bom fds.

  4. Que boa sugestão!
    E por falar em atalhos… será que é possivel congelar as empadas já preparadas? Congelar para no próprio dia apenas levar ao forno, isso é que era atalhar… estava com esta dúvida pois nos "dias de festa" dava muito jeitinho…

    Boa semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *