Bolinhos de Café

Todos os dias são bons dias para ir para a cozinha fazer um bolinho. Apesar de habitualmente, cá por casa, os bolos serem preparados à sexta – feira (para o fim de semana), por vezes há exceções à regra. Esta foi uma dessas vezes com um bolo preparado, sem motivo aparente, a meio da semana. E todas as horas são boas para tomar café, bebida de que eu tanto gosto e não dispenso.

Junta-se a vontade de fazer um bolo sem motivo aparente, com o café que não precisa de motivo para se tomar e saem uns bolinhos deliciosos – entre queijada e queque – perfeitos para qualquer dia a qualquer hora.

Ingredientes para 10 bolinhos:

50g de manteiga derretida

300g de açúcar

2 ovos

125g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

1,5dl de leite

1 dl de café expresso

Preparação:

Numa taça junte a manteiga derretida com o açúcar e os ovos e mexa bem até obter uma mistura cremosa. Adicione a farinha, o fermento, o leite e o café e mexa bem até obter uma mistura cremosa e sem grumos. (A mistura deverá ser líquida e espessa!)

Distribua a massa por forminhas de queques previamente untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e leve a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos . (Tenha cuidados em não os deixar cozer demais, pois os bolinhos têm uma textura meio cremosa, quase como se fossem uma espécie de queijada!)

Deixe arrefecer completamente antes de desenformar e colocar em forminhas de papel frisado.

Bom Apetite!

23 respostas

  1. Café com um bolinho a acompanhar … hummm quem não gosta. Dizem que o café se bebe sem nada a acompanhar, para não alterar o palato … bahhh … que nada 🙂

  2. Já guardei a receita, deve ficar uma delícia para quem gosta do sabor do café 😀

    Beijinhos e boa noite! 😀

  3. Madre mía que ricos deben de estar, el sabor del café debe ser una delicia. Una de mis mejores amigas es una adicta a los bizcochos o cocas con café, y estos le encantarán.
    Besicos

  4. Boa tarde, decidi hoje tentar esta receita, mas a verdade é que o resultado foi totalmente diferente da fotografia que apresenta. Não percebo o que quer dizer com "a mistura tem de ser líquida e espessa", a minha sem dúvida que ficou líquida. Obrigada

    1. Trixa,

      A msiture deverá mesmo ficar líquida, pois as bolinhos ficam tipo umas queijadinhas. Quando digo que a mistura deve ficar "líquida e espessa" é apenas para explicar que não não é uma massa dura, mas que também n~ºao fica demasiado líquida.
      Dix que o resultado foi diferente da foto, mas não percebi se correu mal ou se não ficaram bons.
      Espero ter ajudado,
      Joana

  5. Bom dia,

    Por acaso também já experimentei a receita e digo o mesmo que a Trixa: depois de cozidos o aspecto deles não ficou nem de longe parecido com a fotografia.

    Ficaram bons e sairam das forminhas, se bem que tal como a Trixa, mais uma vez, também não tenha percebido o "espesso e liquido".

    Parece contraditório.

    Os meus depois de cozidos ficaram com aspecto de queijadas, mais húmidos, e não com aspecto de bolinho seco como os da fotografia publicada.

    Para quem não fez e quer experimentar, chamo a atenção para um pormenor:

    Ao encher as forminhas aconselho a que o façam só até meio da forma, porque os bolinhos crescem…

    Se a forma ficar cheia até cima, a massa ao cozer transborda.

    Não havia qualquer ressalva na receita e passei por essa experiência.

    Nada que implique a compra de um forno pelo Natal mas, com a massa que se desperdiçou podia ter conseguido mais uns quantos bolinhos que ficam bons!

    Obrigada.

    Sandra Martins

    1. Sandra,

      é mesmo uma questão da foto.
      Os bolinhos, apesar de na foto parecerem queques banais são uma espécie de queijada (eu explico isso no texto).
      Realmnete falhou-me explicar que não devem encher as formas até cima.
      Obrigada pela atenção,
      Joana

  6. Acabei de os fazer, com alterações para evitar a lactose. Ficaram com um aspeto diferente da foto, mas parece-me que ficaram bem saborosos. Obrigada pela inspiração!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *