Eu sei que pode parecer um pouco fora de época, mas a macieira dos meus sogros está carregada de maçãs. Maçãs pequeninas e um pouco farinhentas que, apesar de não serem as melhores para comer ao natural, sou perfeitas para compotas e para utilizar em preparações culinárias. Ora cá a casa vieram parar vários quilos de maçã. Tem-se feito sumo, compotas e utilizados em outros cozinhados.
Mas entretanto resolvi fazer marmelada e geleia de maçã de que já tinha ouvido falar mas que nunca tinha feito.
O método de preparação é exatamente o mesmo da marmelada e geleia de marmelo. Depois de algum tempo a descascar e preparar tantas maçãs o resultado não podia ter corrido melhor. E aos poucos a minha cozinha vai parecendo um pequeno armazém.
Ingredientes para 4 tacinhas de marmelada:
1 kg de maçãs descascadas e sem caroço, partidas em pedaços
750g de açúcar
1 pau de canela
Preparação:
Leve as maçãs a cozer com pouco água até ficarem macias. Ao fim desse tempo escorra-as e volte a colocar no tacho. Acrescente o açúcar e o pau de canela e deixe ferver cerca de 15 a 20 minutos. Retire depois o pau de canela e com a varinha mágica triture bem as maçãs. Veja se ao passar a colher de pau no fundo do tacho consegue ver o fundo. Se ainda estiver um pouco líquida, deixe ferver mais uns minutos até atingir o ponto certo da marmelada.
Coloque depois em tacinhas e cubra-as com papel vegetal. (E sim, aguenta vários meses!)
Nota: Para a geleia de maçã proceda do mesmo modo que para uma geleia normal. Coloque as cascas e os caroços das maçãs numa panela e cubra com água. Deixe ferver algumas horas até o líquido ter reduzido para metade e a pectina se ter libertado. Escorra bem aproveitando o líquido e depois coe-o de modo a libertar todas as impurezas. Por cada litro de líquido acrescente cerca de 800g de açúcar e leve ao lume a ferver até atingir a consistencia desejada para uma geleia (teste o ponto de estrada.) Guarde em frascos esterilizados bem fechados e volte-os de cabeça para baixo durante algumas horas para ganharem vácuo natural. Coloque-os depois num sitio seco e escuro até consumir.
Bom Apetite!
25 respostas
Olá,
Há que aproveitar a fruta e a geleia é sempre uma forma muito agradável, prática de conservá-la e posteriormente consumi-la, em preparos culinários ou diretamente.
Beijo,
Vânia
uummmm que docinho… 🙂
excelente opção … para o Natal uma prendinha bem diferente
Vou sem dúvida experimentar 😀
Beijinhos! 😀
q saudades da mamrmelada da minha avó!
Q bela sugestão 🙂 A mh mãe é a expert da marmelada (de marmelo) e eu das compotas 🙂 Gostei da receita para a marmelada de maçã, a geleia tb deve ficar boa, mas dá mais trabalho 🙁 Bjinhos!
Hummmmm que marmelada tão boa, e que aspecto delicioso, deve ter ficado uma maravilha.
bjs
uma duvida de quem nunca fez nada deste tipo… deve ser algo muito parvo mas, o kilo de maças é antes ou depois de descascadas????
acho que vou fazer…
obrigada
Marisa
Olá Marisa,
Tal como está escrito na lista de ingredientes, é um quilo de maçãs já descascadas e descaroçadas.
Espero ter ajudado,
Joana
parece bem interesante!
http://www.neobux.com/?r=JPAddem
Adoro Doce de Maçã!!! Principalmente dessas que vejo na foto das ácidas e muito aromáticas. Comia tanto quando a minha querida Tia Zézinha era viva e tinha dessas macieiras; que para comer eram intragáveis mas que faziam doces de maçã divinais!… Que saudades…!!!
Agora nunca tinha ouvido falar de geleia de maçã…! Hei-de experimentar!
Bjs
Uma receita bem apetitosa e excelente para aproveitar os cestos de frutas da época. Tenho o hábito de fazer doces e compotas durante o ano que depois ofereço no natal (não conseguimos consumir tudo aqui em casa). Contudo, não conhecia a receita de marmelada de maçã. Será que também dá com peras? É a fruta que tenho agora em casa, provenientes das pereiras da minha mãe, e que não sei onde gastar.
(http://saborescomtempo.blogspot.pt/)
Olá Manuela,
Também faço agora as compotas para oferecer no natal! Realmente não sei se esta receita resultará com peras, pois só experimentei com as maçãs para além dos habituais marmelos. Pode sempre experimentar com um quantidade menor para testar, ou acabar por fazer, em ves de marmelada de pera, uma deliciosa compota de pera.
Um beijinho,
Joana
Boa tarde, fiz ontem esta maravilhosa receita, mas a marmelada ficou mole, alguem me da uma ajuda?
obrigada
Olá!
A marmelada precisa de "secar" alguns dias ou semanas para ficar mais rija – tal como a marmelada de marmelo.
Outra coisa, se não escorreu bem as maçãs depois de as cozer, também se pode dar o caso de ter ficado com líquido a mais, e por isso mais mole.
Mas, à partida, nada que uns dias a secar não resolva.
Espero ter ajudado.
Joana
Obrigada pela receita. Eu a fiz e deu certinho! Muito boa.
Marmelada é de Marmelo, de maçã ou é geleia ou chimia!!!!!!
Olá! Adaptada à bimby como será? 🙂
Não sei!
Não costumo fazer este tipo de coisas na bimby, mas creio que poderá adaptar com a receita de marmelada normal do livro base.
Um beijinho,
Joana
Ficará bom com stevia?
Maria,
Em relação a isso não a posso ajudar. Mas não creio que com a stevia consigo o ponto de açúcar…
Um beijinho,
Joana
Já experimentou com açúcar amarelo? Ou será melhor usar o branco?
Nunca experimentei com açúcar amarelo, mas deve ficar igualmente bom.
Um beijinho,
Joana
Tentei fazer exactamente como a receita indica simplesmente alterei para açúcar amarelo. A verdade é que ficou líquida mesmo deixando ferver 2 horas…!!
Porque será?
Obrigada
Vou experimentar de maçã obrigado